Relatório da Visita de Estudo à Biblioteca lnteruniversitaria da Faculdade de Letras da Universidade de Toulouse Le MirailRelatório da Visita de Estudo à Biblioteca lnteruniversitaria da Faculdade de Letras da Universidade de Toulouse Le Mirail
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2246Abstract
A presente visita de estudo teve Iugar entre os dias 4 e 13 de Abril de 1989, no ambito do programa ERASMUS para o ano lectivo de 88/89.
A aplicaçãao das novas tecnologias da informação no ensino superior, nomeadamente numa biblioteca universitária, a par da optimização do sistema de difusão dessa mesma informação, foi o que pretendemos estudar; era, alias, nossa intenção, conhecidos já alguns aspectos da experiência inglesa, tomar contacto com a realidade francesa.
A Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Toulouse - Le Mirail foi, pois, a escolhida, uma vez que reunia condições de preferência excepcionais, entre elas a de possuir um fundo documental temáticamente idêntico o da Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a de não ter ainda uma experiência longa de inforrnatização, a de estar integrada numa estrutura análoga à da U .P. e a de pertencer a uma universidade importante, afastada dos grandes centros de decisão de Paris.
Sendo assim, tentaremos, na medida do possível, através deste relatório, dar conta do que nos foi permitido observar, salientando, desde já, o excepcional acolhimento que nos foi prestado e as inumeras facilidades que nos foram concedidas na Biblioteca da F.L.U.T.M.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).