Infraestruturas de dados para COVID-19

condições para depósito, acesso e usos

Authors

  • Vanessa Jorge Fiocruz
  • Sarita Albagli

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2753

Keywords:

Infraestrutura de dados, COVID-19, Acesso aberto, Emergência em saúde pública, Compartilhamento de dados

Abstract

Diante do cenário de emergência em saúde pública de importância internacional da Covid-19 e da importância do compartilhameto e abertura de dados para pesquisa neste contexto, o trabalho tem por objetivo identificar infraestruturas de dados que declaram o termo COVID-19, analisando aspectos e condições de depósito, acesso e uso desses dados, incluindo termos e/ou licenças para sua utilização. As buscas pelas infraestuturas de dados foram realizadas no diretório re3data.org e os resultados foram apresentados a partir de categorias pré-definidas. Verificou-se que há 65 infraestuturas de dados que tem o termo Covid-19 indexado e a maioria delas tem upload restrito, acesso aberto aos dados e bancos de dados, algumas vezes associados a cadastros e questionários, mas sem licenças que favoreçam o livre reuso dos dados. Considera-se que há avanços consideráveis na criação de infraestruturas de dados quando comparado a outras ESPII, porém há necssidade de discussão qualificada para responder as emergências.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRASIL. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (2009). Regulamento Sanitário Internacional. Brasília: Ministério da Saúde, p. 11.

PORTAL BRASILEIRO DE DADOS ABERTOS. O que são dados abertos? [Em linha]. [Consult. 8 ago. 2018] Disponível na Internet: http://dados.gov.br/pagina/dados-abertos>.

RE3DATA.ORG. FAQ - re3data.org. [Em linha] [Consult. 10 abr. 2021] Disponível na Internet: https://www.re3data.org/faq>.

Published

2022-10-25

How to Cite

Jorge, V., & Sarita Albagli. (2022). Infraestruturas de dados para COVID-19: condições para depósito, acesso e usos. Cadernos BAD, (1-2). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2753