Infraestruturas de dados para COVID-19
condições para depósito, acesso e usos
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2753Keywords:
Infraestrutura de dados, COVID-19, Acesso aberto, Emergência em saúde pública, Compartilhamento de dadosAbstract
Diante do cenário de emergência em saúde pública de importância internacional da Covid-19 e da importância do compartilhameto e abertura de dados para pesquisa neste contexto, o trabalho tem por objetivo identificar infraestruturas de dados que declaram o termo COVID-19, analisando aspectos e condições de depósito, acesso e uso desses dados, incluindo termos e/ou licenças para sua utilização. As buscas pelas infraestuturas de dados foram realizadas no diretório re3data.org e os resultados foram apresentados a partir de categorias pré-definidas. Verificou-se que há 65 infraestuturas de dados que tem o termo Covid-19 indexado e a maioria delas tem upload restrito, acesso aberto aos dados e bancos de dados, algumas vezes associados a cadastros e questionários, mas sem licenças que favoreçam o livre reuso dos dados. Considera-se que há avanços consideráveis na criação de infraestruturas de dados quando comparado a outras ESPII, porém há necssidade de discussão qualificada para responder as emergências.
Downloads
References
BRASIL. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (2009). Regulamento Sanitário Internacional. Brasília: Ministério da Saúde, p. 11.
PORTAL BRASILEIRO DE DADOS ABERTOS. O que são dados abertos? [Em linha]. [Consult. 8 ago. 2018] Disponível na Internet: http://dados.gov.br/pagina/dados-abertos>.
RE3DATA.ORG. FAQ - re3data.org. [Em linha] [Consult. 10 abr. 2021] Disponível na Internet: https://www.re3data.org/faq>.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Cadernos BAD
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).