Editorial
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.759Abstract
O que pode interessar a um profissional da informação e documentação numa publicação da sua área, editada em Portugal?
A divulgação de trabalhos de investigação? A partilha de resultados de trabalhos de campo? O acesso a artigos de opinião? A partilha de boas práticas? As recensões de novidades editoriais?
Os Cadernos BAD tem sido tudo isto, desde 1963, quando ainda publicados em Coimbra, e pelo reconhecimento dessa importante função enquanto veiculo de resposta a necessidades objetivas de divulgação e de transmissão de ideias e experiencias entre os profissionais de informação que a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas continua a encarar a sua publicação como uma prioridade estratégica e como um compromisso para com os seus associados e para com a comunidade de profissionais em geral.
Com o evoluir da profissão, a transdisciplinaridade impôs-se ao nível da diversidade temática e de abordagem do leque de artigos propostos em cada número. Na mesma medida, o reconhecimento internacional dos Cadernos BAD exerceu uma crescente atraccão em autores não nacionais, com evidente destaque dos falantes da língua portuguesa e, muito expressivamente, de autores brasileiros.
O numero que agora apresentamos e bem elucidativo dessas dinâmicas, e esperamos que a sua leitura contribua para o objectivo ultimo de valorização cientifica, técnica e cultural que se pretende.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).