Análise de assunto da literatura infantil: o feijão e o sonho embalados para viagem
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.775Abstract
Pesquisa visando identificar os procedimentos de análise de assunto da literatura ficcional infantil em bibliotecas escolares. Utilizou-se a técnica do Protocolo Verbal para observar indexadores durante o processo. Realizou-se também um exercício, utilizando-se a metodologia de Pejtersen – “Dimensões da Ficção” – para indexação daquele tipo de literatura, confrontando-se os resultados com categorização baseada na leitura pelos usuários. Os resultados demonstram que indexadores tendem a procedimentos semelhantes aos utilizados com a literatura não-ficcional, mas exigindo especificidades, como: leitura integral do texto; habilidade em reconhecer estilos ⁄ gêneros literários e recursos gráficos e linguísticos. Sugere-se a renomeação de uma das categorias de Pejtersen.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2007-12-31
How to Cite
Moreira, M. E., & Dias, E. W. (2007). Análise de assunto da literatura infantil: o feijão e o sonho embalados para viagem. Cadernos BAD, (2). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.775
Issue
Section
Ensaios, estudos e projetos
License
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).