Redes de conhecimento em engenharia organizacional: o imperativo dos contextos de acção
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.835Abstract
Apesar das muitas iniciativas que visam o suporte dos processos de produção, distribuição e consumo de informação, os indivíduos no seu trabalho ainda necessitam de investir tempo para obter a informação requerida para as suas tarefas. De um ponto de vista operativo, para suportar apropriadamente as tarefas intelectuais na organização, a informação requerida deve ser fornecida proactiva e oportunamente, segundo os padrões humanos de processamento de informação. Estes padrões não são considerados nas ferramentas e tecnologias actuais. A incorporação dos padrões de processamento de informação humanos em tecnologias e ferramentas requer uma perspectiva diferente da organização e de novos conceitos organizacionais. Neste artigo apresenta-se o conceito de contexto de acção e o seu papel na modelação organizacional dos processos gestores da informação ou conhecimento, numa óptica de redes de conhecimento.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2004-06-30
How to Cite
Zacarias, M. S., Pinto, H. S., & Tribolet, J. (2004). Redes de conhecimento em engenharia organizacional: o imperativo dos contextos de acção. Cadernos BAD, (1). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.835
Issue
Section
Dossier temático
License
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).