O Arquivo Regional da Madeira e a coordenação do sistema regional de arquivos

Autores

  • Fátima Barros

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.841

Resumo

Uma exposição fundamentada sobre a política arquivística na Região Autónoma da Madeira é, de forma genérica, o objecto do presente artigo. Explicita-se o sistema regional de arquivos e o papel do Arquivo Regional da Madeira na sua implantação e coordenação. Descrevem-se as dificuldades de implantação e funcionamento do sistema e aborda-se o apoio técnico prestado pelo Arquivo Regional da Madeira aos arquivos da administração regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Fátima Barros

Licenciada em História pela U. de Coimbra e habilitada com o Curso de Especialização em Ciências Documentais – opção Arquivo, pela U. Clássica de Lisboa. Nomeada, em 1997, Directora de Serviços de Bibliotecas e Arquivos da DRAC, assumindo desde então a direcção do Arquivo Regional da Madeira, onde é arquivista desde 1986. De Novembro de 2000 a Julho de 2003 acumulou a direcção da Biblioteca de Documentação Contemporânea, hoje Biblioteca Pública Regional. Coordenou o projecto de implantação da Rede Regional de Bibliotecas Públicas da Região Autónoma da Madeira. Enquanto directora do Arquivo Regional da Madeira, promoveu uma política arquivística regional coordenada, redefinindo e valorizando o papel do Arquivo enquanto órgão de gestão dos arquivos da Região e envidando esforços no sentido de conservar e valorizar o seu riquíssimo espólio documental, sendo decisiva a construção do novo edifício do Arquivo.

Downloads

Publicado

30-06-2004

Como Citar

Barros, F. (2004). O Arquivo Regional da Madeira e a coordenação do sistema regional de arquivos. Cadernos BAD, (1). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.841