“Projeto Acessibilidades” em 15 Bibliotecas Municipais de Lisboa: principais conclusões

Autores

  • Ana Novo Universidade Aberta, CIDEHUS/UÉ

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1232

Palavras-chave:

Acessibilidade, Bibliotecas Municipais, Lisboa, Portugal

Resumo

O “Projeto Acessibilidades” foi desenvolvido entre setembro e dezembro de 2012 e pretendeu identificar as condições de acessibilidade física, comunicacional, de equipamento e de assistência personalizada em 15 bibliotecas do município de Lisboa. A triangulação dos diferentes tipos de dados recolhidos indica que as condições de acessibilidade ainda não existem em pleno na maioria das bibliotecas visitadas. Esta realidade compromete a livre utilização da biblioteca por todos mas deve ser salientado que para superar a maioria dos obstáculos foi notado um forte empenho da equipa da biblioteca para auxiliar as pessoas com diferentes tipos e graus de funcionalidade (deficientes, idosos, grávidas ou com crianças pequenas).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Ana Novo, Universidade Aberta, CIDEHUS/UÉ

É, desde Outubro de 2013, Professora Auxiliar no Departamento de Humanidades na Universidade Aberta onde tem vindo a desempenhar funções docentes desde Agosto de 2010.

É bibliotecária, tendo exercido funções em vários tipos de biblioteca e serviços de informação e tem vindo a especializar-se na área da biblioteconomia.

É licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1988), Pós-Graduada (1991) e Mestre (1996) em Library and Information Studies pela Manchester Metropolitan University, Reino Unido. Em 2011 obteve o grau de Doutor em Ciências da Informação e Documentação, pela Universidade de Évora, com a tese intitulada “Biblioteca Escolar com ou sem bibliotecário? – Estudo de impacto no sucesso escolar em Escolas Básicas Integradas”. Enquanto investigadora tem vindo a incidir o seu trabalho na área da biblioteconomia escolar e na formação e ensino em Ciências da Informação e Documentação em Portugal.

Tem várias publicações e comunicações no âmbito destas temáticas que tem vindo a apresentar em encontros e conferências nacionais e internacionais.

É membro da BAD e membro efetivo do CIDEHUS- Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Culturas e Sociedades da Universidade de Évora desde 2007.

Downloads

Publicado

20-07-2015

Como Citar

Novo, A. (2015). “Projeto Acessibilidades” em 15 Bibliotecas Municipais de Lisboa: principais conclusões. Cadernos BAD, (1), 163–176. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1232

Edição

Secção

Ensaios, estudos e projetos