NOVA Discovery: um estudo de usabilidade
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1628Resumo
Este estudo tem como principal objectivo apresentar os resultados obtidos no teste de usabilidade ao Ebsco Discovery Service (EDS) desenvolvido na Biblioteca Mário Sottomayor Cardia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Os resultados evidenciam a satisfação dos utilizadores com o interface e uma taxa de sucesso na execução dos exercícios propostos sempre superior a 50%, com mais dificuldades sentidas pelos utilizadores menos graduados, em comparação com os utilizadores do 3º ciclo e docentes. Destacam-se, no entanto, várias dificuldades na compreensão de alguns conceitos, na utilização de facetas e nas tentativas falhadas de fazer um download, que são identificadas de forma intensiva na literatura sobre o tema e que foram, neste teste, evidenciadas como questões que devem ser trabalhadas em acções de formação sobre a plataformaDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
20-12-2018
Como Citar
Cunha, T. M. (2018). NOVA Discovery: um estudo de usabilidade. Cadernos BAD, (1), 103–118. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1628
Edição
Secção
Ensaios, estudos e projetos
Licença
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).