Recursos educacionais abertos na Universidade Aberta. A rede como estratégia de comunicação e sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1915Palavras-chave:
Recursos educacionais abertos, Repositórios institucionais, Práticas educacionais abertas, InteroperabilidadeResumo
Apresenta-se a comunidade de prática da Universidade Aberta (UAb), relativa à produção e disponibilização de recursos educacionais abertos, através do seu Repositório Institucional – Repositório Aberto.
O Repositório Aberto estrutura-se em torno dos conceitos de acesso aberto e de educação aberta. Enquanto ferramenta alinhada com a estratégica de inovação pedagógica da instituição, esta é uma iniciativa inédita em instituições de ensino superior de Portugal.
O plano de desenvolvimento subjacente ao funcionamento e sustentabilidade deste projeto assenta em grande medida na criação de escala. Com esse objetivo têm sido estabelecidos protocolos e parcerias que, pela interoperabilidade, permitem a integração do Repositório em redes de disponibilização de recursos educacionais abertos.
Analisam-se os cenários decorrentes das dinâmicas de colaboração interinstitucional, agregadas no âmbito das parcerias estabelecidas com três instituições brasileiras: CAPES, FioCruz e UNESP.
Perspetivam-se criticamente os desenvolvimentos efetuados e os indicadores colhidos, procurando identificar as forças e as oportunidades introduzidas, mas também avaliar as fraquezas e as ameaças do estabelecimento de projetos de interoperabilidade específicos para o desenvolvimento e a sustentabilidade de um repositório institucional.
Partilham-se ainda perceções, práticas e desafios, procurando contribuir para o diálogo e disseminação de (boas) práticas, extensíveis a comunidades com interesse na implementação de práticas educacionais abertas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).