Recursos educacionais abertos na Universidade Aberta. A rede como estratégia de comunicação e sustentabilidade

Autores

  • Madalena Carvalho Universidade Aberta

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1915

Palavras-chave:

Recursos educacionais abertos, Repositórios institucionais, Práticas educacionais abertas, Interoperabilidade

Resumo

Apresenta-se a comunidade de prática da Universidade Aberta (UAb), relativa à produção e disponibilização de recursos educacionais abertos, através do seu Repositório Institucional – Repositório Aberto.

O Repositório Aberto estrutura-se em torno dos conceitos de acesso aberto e de educação aberta. Enquanto ferramenta alinhada com a estratégica de inovação pedagógica da instituição, esta é uma iniciativa inédita em instituições de ensino superior de Portugal.

O plano de desenvolvimento subjacente ao funcionamento e sustentabilidade deste projeto assenta em grande medida na criação de escala. Com esse objetivo têm sido estabelecidos protocolos e parcerias que, pela interoperabilidade, permitem a integração do Repositório em redes de disponibilização de recursos educacionais abertos.

Analisam-se os cenários decorrentes das dinâmicas de colaboração interinstitucional, agregadas no âmbito das parcerias estabelecidas com três instituições brasileiras: CAPES, FioCruz e UNESP.

Perspetivam-se criticamente os desenvolvimentos efetuados e os indicadores colhidos, procurando identificar as forças e as oportunidades introduzidas, mas também avaliar as fraquezas e as ameaças do estabelecimento de projetos de interoperabilidade específicos para o desenvolvimento e a sustentabilidade de um repositório institucional.

Partilham-se ainda perceções, práticas e desafios, procurando contribuir para o diálogo e disseminação de (boas) práticas, extensíveis a comunidades com interesse na implementação de práticas educacionais abertas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Madalena Carvalho, Universidade Aberta

Bibliotecária

Diretora

Direção de Serviços de Documentação da Universidade Aberta

Downloads

Publicado

14-01-2019

Como Citar

Carvalho, M. (2019). Recursos educacionais abertos na Universidade Aberta. A rede como estratégia de comunicação e sustentabilidade. Cadernos BAD, (1), 201–211. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1915