Ciência Aberta

a experiência brasileira a partir de uma política institucional de acesso aberto de dados no combate à Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2710

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Acesso Aberto, Dados Covid-19, Portais Institucionais

Resumo

O acesso aberto nos remete a ideia de que qualquer pessoa pode pesquisar e ter acesso a dados sem que tenha que pagar por isso. No Brasil, essa realidade ainda caminha de forma incipiente. Percebe-se que a comunidade científica de forma geral, precisa estar associada a algum repositório científico para que se tenha acesso aos dados da pesquisa. Neste sentido cabe destacar os avanços na política de disponibilização de dados a partir da sua disponibilização nos portais institucionais das unidades federativas brasileiras, os municípios. Tal fato propicia experiência de pesquisas voltadas para o acompanhamento da gestão na realização dos gastos públicos e, consequentemente nos serviços à sociedade. Nesse contexto, essa pesquisa tem por finalidade discutir, à luz da Ciência da Informação, a experiência e relevância da publicação institucional de dados em acesso aberto dos portais institucionais das unidades federativas das capitais do nordeste brasileiro no que se refere à abertura de dados no combate à Covid-19. Para realizar essa pesquisa, foi feito uma revisão na literatura e observação nos dados disponibilizados nos portais da transparência, onde observou-se que essa plataforma reúne em seu acervo um repositório que preserva e disponibiliza dados de transparência pública a qualquer interessado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Luiz Gustavo de Sena Brandao Pessoa, Universidade Federal da Paraiba

Professor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba. Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação. Possui Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília; Graduação em Ciências Jurídicas e Ciências Contábeis. Atuação na Administração Pública, com ênfase em Gestão Pública, Contabilidade, Finanças Públicas e Informação Jurídica.

Marckson Roberto Ferreira de Sousa, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Engenharia Elétrica na área de Processamento da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com pesquisa em Interfaces Humano-Computador. Mestrado em Engenharia Elétrica na área de Processamento da Energia pela Universidade Federal da Paraíba. Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Direito pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba. Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação da UFPB. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPB, na linha de pesquisa Organização, Acesso e Uso da Informação, e do Programa de Pós-graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes, na linha de pesquisa Gestão de Projetos e Tecnologias Emergentes. Na Pós-graduação trabalha especialmente os seguintes temas: Competência Informacional; Arquitetura da Informação; Limitações Digitais; Aspectos Jurídicos da Informação. Editor do Portal do Laboratório de Tecnologias Intelectuais (https://lti.pro.br). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Renovatio - Estudos sobre Disrupção, Interação e Aspectos Jurídicos da Informação.

João Marcelo Alves de Macedo, Universidade Federal da Paraíba

Possui Doutorado em Ciências Contábeis (UnB/UFPB/UFRN - 2017 - Conceito CAPES 5), Mestrado em Ciências Contábeis (UFPE - 2010 - Conceito CAPES 4), Especialização em Gestão e Auditoria Pública (IESP - 2009), Graduação em Ciências Contábeis (UFPB - 2006). Atualmente é Professor Adjunto IV - T40 - DE da Universidade Federal da Paraíba - Campus IV - Litoral Norte. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Atua em temas como Contabilidade Financeira, Conexões Políticas, Cooperativas de Crédito, Bancos, Contabilidade e Gestão Pública e Educação Contábil. Participa dos Grupos de Pesquisa como Vice-Líder: GESFIN-Grupo de Estudos em Finanças e como Pesquisador: Grupo de Educação e Pesquisa em Contabilidade - GEPEC.

Referências

BRASIL. Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp101.htm. Acesso em: 10 abr. 2021

BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm. Acesso em: 10 abr. 2021.

SARACEVIC, T. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação. Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996.

SAYÃO, L. F.; SALES, L. F. Dados de pesquisa: contribuição para o estabelecimento de um modelo de curadoria digital para o país. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, 2014. Disponível em: http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/viewArticle/102. Acesso em: 08 abr. 2021.

Downloads

Publicado

25-10-2022

Como Citar

Brandao Pessoa, L. G. de S. ., Ferreira de Sousa, M. R., & Alves de Macedo, J. M. . (2022). Ciência Aberta: a experiência brasileira a partir de uma política institucional de acesso aberto de dados no combate à Covid-19. Cadernos BAD, (1-2). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2710