Repositório de dissertações da rede PROFCIAMB

acesso aberto à informação e educação ambiental no Brasil

Autores

  • Manuella Marinho Ferreira UFRR
  • Edilza Laray de Jesus Universidade do Estado do Amazonas
  • Lúcia Helena Pinheiro Martins

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2765

Palavras-chave:

Acesso Aberto, Recurso Educacional, Repositório Temático, PROFCIAMB

Resumo

A presente pesquisa é resultado da análise quantitativa e qualitativa, com abordagem descritiva e exploratório a fim de evidenciar a importância do repositório de acesso aberto sobre dissertações do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambiantais (PROFCIAMB) – ambiente virtual que promove a quebra de barreiras e a livre circulação da produção intelectual sobre o sistema e a educação ambiental no Brasil. Com os resultados obtidos, foi possível verificar a acessibilidade e usabilidade do repositório, proporciondo ao usuário maior flexbilidade de encontro a informação por meio da interoperabilidade, além de apresentar uma rede de novos saberes compostos por produtos educacionais voltados para a educação básica e para o conhecimento interdisciplinar sobre o sistema ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Edilza Laray de Jesus, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3416993677349221

Lúcia Helena Pinheiro Martins

Doutora em Agronomia Tropical – Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pesquisadora do NETNO (UFAM).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6681836743502942

Referências

KURAMOTO, Helio. Informação científica: proposta de um novo modelo para o Brasil. Ciência da Informação, 2006, vol. 35, n. 2. [Consult. 02 Mar. 2021].Disponível em: <https://brapci.inf.br/_repositorio/2010/02/pdf_3dbb2fb854_0008036.pdf>.

Downloads

Publicado

25-10-2022

Como Citar

Ferreira, M. M., Jesus, E. L. de, & Martins, L. H. P. . (2022). Repositório de dissertações da rede PROFCIAMB: acesso aberto à informação e educação ambiental no Brasil. Cadernos BAD, (1-2). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2765