O repositório institucional do ISEG
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2793Palavras-chave:
Repositório Institucional, ISEG, Acesso Aberto, RCAAPResumo
O propósito deste estudo é analisar a relevância do repositório, através o levantamento dos dados estatísticos relativos, quer aos documentos depositados, quer à sua utilização vista através do número de acessos. Pretende-se validar a hipótese de que o repositório tem vindo a consolidar-se junto da comunidade académica o que determina o crescente impacto da produção científica fora da instituição.
Downloads
Referências
BAILEY JR, C. W. (2008) - Institutional repositories, tout de suite. Digital Scholarship, 10, s.p.. [consult. 08 out. 2021]. Disponível na Internet http://digital-scholarship.org/ts/irtoutsuite.pdf>
BARTON, M. R., & Waters, M. M. (2004) - Creating an institutional repository: LEADIRS workbook. Cambridge, MA: MIT Libraries.
CASSELLA, M. (2010). Institutional repositories: An internal and external perspective of the IRs value for the researchers ‘communities. LIBER Quarterly, 20(2), 210–225. consult. 08 out. 2021]. Disponível na Internet https://doi.org/URN:NBN:NL:UI:10-1-113593>
RODRIGUES, M. E. P.; AMANTE, M. J.; PAIS, C.; SEGURADO, T.; LOPES, S. (2014). Avaliação de repositórios institucionais: Análise comparativa. Cadernos BAD, (2), 15–28.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).