Preservação Digital na Universidade de Aveiro: Estratégias e Desafios
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.3093Palavras-chave:
Plano de Preservação Digital, open source, inteligência artificial, acesso à informaçãoResumo
Num cenário de proliferação de conteúdos digitais, a preservação digital apresenta desafios significativos para garantir o acesso e usabilidade a longo prazo (Digital Preservation Coalition, 2015). Neste sentido, a Universidade de Aveiro (UA) tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos dois anos um Plano de Preservação Digital (PPD) visando assegurar a longevidade, autenticidade e acessibilidade dos seus recursos digitais. Este artigo apresenta uma visão geral das estratégias e desafios da preservação digital, com foco no uso de tecnologias de código aberto, como o Archivematica e o Atom. Destaca-se a implementação de fluxos de trabalho para a ingestão de objetos digitais, desde a sua aquisição até ao acesso, em conformidade com o modelo funcional ISO-OAIS . O PPD da UA identifica e caracteriza a informação digital produzida, categorizando-a de acordo com necessidades operacionais e atribuindo prazos de conservação4. Determina procedimentos para evitar a obsolescência tecnológica e clarifica responsabilidades dentro da organização. Uma inovação significativa é a integração de inteligência artificial (IA) na transcrição de arquivos audiovisuais, otimizando o acesso e a descoberta de informação. Esta abordagem facilita a pesquisa e análise de grandes volumes de conteúdo audiovisual, tornando-o mais acessível e utilizável. O plano também aborda a gestão da mudança organizacional, atribuindo novas responsabilidades e imputando-as aos vários intervenientes no processo de preservação digital. Conclui-se que a integração de tecnologias de código aberto e a adoção de boas práticas são fundamentais para que o PPD possa assegurar a transmissão do conhecimento produzido, tanto no presente como no futuro. Este esforço garante o acesso através da curadoria, cumpre responsabilidades legais e contribui para a construção da memória coletiva e social da instituição.
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