Editorial
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.748Resumo
Neste tempo de desafios e mudança, o Conselho Diretivo Nacional da BAD faz de novo chegar aos seus associados e leitores a revista CADERNOS BAD, empenhados que estamos em que esta publicação continue o trabalho de divulgação de textos de reflexão e investigação na área das bibliotecas e arquivos.
Com este número duplo pretendemos recuperar – mesmo não tendo ainda passado um ano sobre a posse deste Conselho Diretivo – um atraso de três anos na edição de CADERNOS.
Aproveitando uma sugestão do anterior Conselho Editorial, que solidariamente se manteve em funções, estabelecemos contatos com os organizadores das Conferências do Cenáculo realizadas em Évora em 2010 e conseguimos reunir os textos das comunicações apresentadas a esse encontro científico sobre “A Biblioteca 2.0”, tema que consideramos de grande interesse e atualidade.
Como em 2010 se assinalou o 2.º centenário do nascimento de Alexandre Herculano, apresentamos um texto sobre esta grande figura da nossa cultura, que também foi bibliotecário e arquivista, pois entendemos que a esta revista compete igualmente manter viva a memória e a história das nossas bibliotecas e arquivos e daqueles que nelas trabalharam.
Neste número evocamos ainda, sentidamente, dois colegas que marcaram a nossa profissão e tão precocemente nos deixaram – Joaquim Mestre e Isabel Sousa.
Apesar das dificuldades com que a BAD se debate enquanto associação, é nossa firme intenção manter a regularidade da publicação de CADERNOS BAD, que, porém, terá que ter, pelo menos nos tempos mais próximos, periodicidade anual.
Já estamos a organizar o número relativo a 2011, pensando que, tal como este… vai valer a pena!
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).