Editorial
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.778Resumo
De uma ferramenta para publicação de conteúdos na Web, para não especialistas, os blogs constituem-se hoje como redes interligadas de microconteúdos que permitem disseminar, desenvolver, valorizar e integrar recursos. Com o objectivo de dar conta do seu potencial nas Ciências da Informação, este número dos Cadernos da BAD é dedicado aos Novos espaços na Web – os blogs na área da documentação e informação.
Em 2004, apostando na formação para utilização de blogs no contexto das bibliotecas, a BAD incluía no seu plano anual uma primeira acção de formação: Weblogs: conhecer e utilizar a ferramenta no contexto das bibliotecas. Decorridos três anos, Os blogues no domínio da Ciência da Informação foram o tema de um painel no 9.º Congresso da BAD.
O testemunho do desenvolvimento e dos caminhos desde então percorridos está abundantemente registado em blogs, fóruns de discussão, grupos de interesse, álbuns de fotografias, slides e vídeos.
Os artigos aqui compilados dão conta da banalização das ferramentas de publicação de conteúdos em linha, à distância de um acesso à Internet, de que os blogs fazem parte, contribuindo para a proliferação de conteúdos e alterando os nossos comportamentos de informação e de comunicação; convidam a pensar o lugar da Biblioteca, face a estes novos espaços com contornos ainda pouco definidos, e o papel que os blogs podem desempenhar nos serviços internos e externos das organizações: desde a promoção de eventos e serviços a novos canais de comunicação com os utilizadores. Assim, são discutidos casos de blogs em bibliotecas que permitem valorizar recursos, disseminar eventos e valorizar colecções, envolvendo a comunidade e dando-lhe espaço para se expressar, sublinhando-se a necessidade de novas atitudes e comportamentos por parte dos profissionais envolvidos.
A criação de blogs, assinala-se, continua em crescimento exponencial, ao sabor da necessidade de partilha de experiências e conhecimentos, criando um terreno fértil à problematização da(s) própria(s) Ciência(s) da Informação.
Decorrida uma década sobre o baptismo dos weblogs, vivemos ainda uma fase precoce da sua discussão, o que se reflete na preocupação, transversal aos trabalhos apresentados, em esclarecer a sua natureza.
Esperamos, com este número dos Cadernos da BAD, contribuir não só para alargar o debate entre os profissionais do sector como para estimular os restantes actores a participarem na construção desta Web social de escrita e leitura (Web 2.0). Só criando, partilhando e integrando a diversidade de práticas e saberes se assegura o desenvolvimento de uma rede que se quer de acesso global.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).