A usabilidade das bibliotecas digitais: a perspectiva dos leitores/utilizadores

Autores

  • Pedro Zany Caldeira

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.846

Resumo

Neste artigo exploram-se algumas diferenças existentes entre bibliotecas convencionais e bibliotecas digitais, dando-se uma ênfase especial à necessidade dos gestores de bibliotecas digitais compreenderem melhor a interacção de um utilizador com uma biblioteca digital. Cabe ao gestor da biblioteca assegurar que os leitores da biblioteca consigam atingir os seus objectivos de forma eficaz, eficiente, segura e confortável. A usabilidade de uma biblioteca digital pode ser assegurada introduzindo-se, desde as etapas iniciais do seu processo de concepção, utilizadores finais da biblioteca, introduzindo momentos de avaliação ao longo de todo o processo de concepção, desenvolvimento e implementação do sistema, de forma iterativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Pedro Zany Caldeira

Licenciado em Psicologia Educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada, mestre e doutor em Gestão de Informação pela Universidade Nova de Lisboa é professor associado na Universidade Lusíada de Lisboa. Áreas de investigação: interfaces Homem-computador, impacto das NTI nas aprendizagens e na segurança, higiene e saúde no trabalho.

Downloads

Publicado

31-12-2003

Como Citar

Caldeira, P. Z. (2003). A usabilidade das bibliotecas digitais: a perspectiva dos leitores/utilizadores. Cadernos BAD, (2). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.846