Informação digital: um novo património a preservar

Autores

  • Fernanda Maria Campos

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.861

Resumo

A informação digital, nas suas várias formas, constitui já uma significativa parte do nosso património cultural e intelectual, com importantes benefícios para os utilizadores. As organizações com responsabilidades na preservação e acessibilização destes recursos têm que desenvolver um conjunto de estratégias que garantam a sua preservação a longo prazo, preferencialmente em estreita colaboração entre si (bibliotecas e arquivos) e com os produtores/editores de informação digital. Pretende-se aqui demonstrar a razoabilidade da preservação digital e o papel que incumbe às diferentes partes interessadas. Por último, é feita uma referência ao Encontro sobre Preservação Digital organizado conjuntamente pela Biblioteca Nacional e pela ECPA – European Comission on Preservation and Access, bem como à missão e papel da ECPA na promoção de iniciativas relacionadas com a preservação e acesso ao património cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Fernanda Maria Campos

Subdirectora da Biblioteca Nacional desde 1992. Em termos nacionais, é presidente da CT 7 – Comissão Nacional de Normalização para a Informação e Documentação, desde 1991, e docente no Mestrado em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais (ISCTE), desde 2001-2002. Em termos internacionais, é presidente da Secção das Bibliotecas Nacionais, da IFLA, desde 2001, presidente da ECPA – European Commission on Preservation and Access, desde 2001, e membro do Comité Executivo do CERL – Consortium of European Research Libraries, desde 2000.

Downloads

Publicado

31-12-2003

Como Citar

Campos, F. M. (2003). Informação digital: um novo património a preservar. Cadernos BAD, (2). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.861