Perfis de desempenho CID em organizações jurídicas: estudo exploratório

Autores

  • Cláudia Lopes Gonçalves Uría Menéndez - Proença de Carvalho [Sociedade de Advogados]

Palavras-chave:

profissional da informação, sociedades de advogados, impactos do desempenho, gestão de informação, gestão do conhecimento organizacional.

Resumo

 

Esta comunicação baseia-se num estudo exploratório realizado no mestrado em Ciências da Informação e da Documentação. Analisa o perfil do profissional da informação em sociedades de advogados portuguesas, brasileiras e espanholas, refletindo sobre o modelo de identidade profissional, competências e visibilidade social da profissão. Aborda questões como a gestão da qualidade dos serviços informativos e impacto da profissão nas organizações jurídicas. Utiliza a metodologia de questionários, aplicada a sociedades de advogados, destinados a inquirir sócios e profissionais de informação. A existência de vários perfis CID caracteriza uma fase de afirmação e desenvolvimento de competências neste sector, não estando ainda definido um modelo único de gestão de conhecimento e de competências para garantir a qualidade do desempenho e sucesso profissional CID associado ao desenvolvimento da carreira profissional. Os resultados evidenciam interesse em desenvolver departamentos de gestão do conhecimento como uma estratégia empresarial, garantindo: qualidade da produção jurídica intelectual externa/interna; memória organizacional; qualidade dos relacionamentos organizacionais. Apresenta recomendações para consolidar a gestão eficaz da informação; melhorar o desempenho para satisfazer as necessidades informacionais dos utilizadores; criar e desenvolver um modelo de gestão de competências; investir na formação e nos relacionamentos entre profissionais CID, os utilizadores e a comunidade jurídica; e inovar.

 

Biografia Autor

Cláudia Lopes Gonçalves, Uría Menéndez - Proença de Carvalho [Sociedade de Advogados]

Mestre em Ciências da Informação e Documentação (FCSH-UNL) e Pós-Graduada em Assessoria Jurídica na Empresa (ISG). Licenciada em Direito, desempenha funções de Advogada Documentalista na Sociedade de Advogados Uría Menéndez - Proença de Carvalho tendo iniciado a atividade na área de gestão do conhecimento em 2003 na Sociedade de Advogados Vasconcelos, F. Sá Carneiro, Fontes & Associados. Apresentação de comunicação intitulada “Gestão do conhecimento em organizações jurídicas: perfis e modelos de desempenho” no IX Encontro Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação subordinado ao tema “Resiliência Organizacional: o poder da informação”, organizado pela Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do Instituto Politécnico do Porto. Oradora do painel dedicado ao tema “Estratégias colaborativas para Advogados | Gestão do Conhecimento” organizado pelo IT4Legal. Os interesses de investigação integram temáticas relacionadas com a ética da informação, a gestão do conhecimento, perfis e modelos de desempenho dos profissionais da informação em geral, e das organizações jurídicas, em particular.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: III – Gestão e transformação de saberes e práticas