As bibliotecas universitárias no apoio a estudantes com Necessidades Educativas Especiais: acessibilidade das páginas e serviços disponibilizados na Internet

Autores

  • Bruno Guimarães Marçal ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa
  • Maria João Amante ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa
  • Célia Pinto ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa
  • Lígia Neto ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias, Acessibilidade, Necessidades Educativas Especiais (NEE), WCAG 2.0, Internet

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a análise realizada aos níveis de acessibilidade e usabilidade das páginas web e respetivos catálogos bibliográficos das bibliotecas pertencentes às instituições de ensino superior público na região da Grande Lisboa, fundamentalmente na perspetiva dos utilizadores cegos ou com baixa visão e que façam uso de tecnologias de apoio como os leitores de ecrã.

Para tal, teremos como base as diretrizes definidas nas Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0 para a validação dos níveis de acessibilidade das páginas de Internet, representadas neste estudo com recurso ao validador automático Access Monitor e, de forma complementar, uma análise mais qualitativa realizada por uma aluna da nossa instituição com recurso a tecnologias de apoio, neste caso um leitor de ecrã procurando aferir se existe convergência entre a sua experiência enquanto utilizadora e os resultados obtidos através do validador automático.     

Pretende-se que os resultados obtidos a partir da análise das referidas páginas possam constituir um alerta que promova a definição de linhas de trabalho neste domínio, não só por parte da nossa instituição, mas também de outras congéneres que percecionem a relevância desta matéria.

 

Biografia Autor

Bruno Guimarães Marçal, ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa

Licenciado em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2011) e Microsoft Certified Systems Engineer/Database Administrator (2006). Durante vários anos assumiu funções de administrador de sistemas nos Serviços de Informática do ISCTE-IUL. Desde o ano de 2008 tem vindo a participar em diversos projetos nos Serviços de Informação e Documentação da mesma instituição, nomeadamente ao nível do desenvolvimento e implementação de aplicações baseadas na web, gestão do repositório institucional, desenvolvimento de unidades curriculares para plataformas de e-learning, realização de ações de formação, ou mesmo apoio a alunos da instituição com Necessidades Educativas Especiais.

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Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Apresentações 24x7: II – Ecossistemas de informação e plataformas de colaboração