As bibliotecas universitárias no apoio a estudantes com Necessidades Educativas Especiais: acessibilidade das páginas e serviços disponibilizados na Internet
Palavras-chave:
Bibliotecas universitárias, Acessibilidade, Necessidades Educativas Especiais (NEE), WCAG 2.0, InternetResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar a análise realizada aos níveis de acessibilidade e usabilidade das páginas web e respetivos catálogos bibliográficos das bibliotecas pertencentes às instituições de ensino superior público na região da Grande Lisboa, fundamentalmente na perspetiva dos utilizadores cegos ou com baixa visão e que façam uso de tecnologias de apoio como os leitores de ecrã.
Para tal, teremos como base as diretrizes definidas nas Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0 para a validação dos níveis de acessibilidade das páginas de Internet, representadas neste estudo com recurso ao validador automático Access Monitor e, de forma complementar, uma análise mais qualitativa realizada por uma aluna da nossa instituição com recurso a tecnologias de apoio, neste caso um leitor de ecrã procurando aferir se existe convergência entre a sua experiência enquanto utilizadora e os resultados obtidos através do validador automático.
Pretende-se que os resultados obtidos a partir da análise das referidas páginas possam constituir um alerta que promova a definição de linhas de trabalho neste domínio, não só por parte da nossa instituição, mas também de outras congéneres que percecionem a relevância desta matéria.