Integração de sistemas de informação de arquivos, bibliotecas e museus: estudo de caso do Município de Ponte de Lima

Autores

  • Cristiana Vieira Freitas Município de Ponte de Lima / Arquivo Municipal
  • Paulo Barreiro Sousa Município de Ponte de Lima
  • Luís Miguel Ferros KEEP SOLUTIONS, LDA
  • Miguel Ferreira KEEP SOLUTIONS, LDA

Palavras-chave:

Repositório digital, Instituições de Memória, Interoperabilidade, Acesso, Portais agregadores

Resumo

Esta comunicação tem como objetivo dar a conhecer o projeto recentemente implementado no Município de Ponte de Lima intitulado “Repositório de Informação do Município de Ponte de Lima (RIMPL)”.

O projeto, pioneiro na administração local em Portugal, visa o acesso facilitado e integrado à informação disponibilizada pelo arquivo, bibliotecas e museus municipais, possibilitando aos cidadãos o acesso global à informação de carácter patrimonial e cultural do Município de Ponte de Lima.

Biografias Autor

Cristiana Vieira Freitas, Município de Ponte de Lima / Arquivo Municipal

Licenciada em História – Ramo Científico, com Pós-graduação em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1999) e Mestre em Informação, Comunicação e Novos Média pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2011), com a tese intitulada “A autenticidade dos objectos digitais”.

Após um estágio no Arquivo Municipal de Viana do Castelo, iniciou a sua carreira como profissional da informação na Universidade do Porto, onde exerceu funções de técnica superior no Arquivo da Faculdade de Engenharia - FEUP (1999-2002), e desde 2002 é técnica superior responsável pelo Arquivo Municipal de Ponte de Lima, tendo acumulado funções como responsável pela Biblioteca Municipal de Ponte de Lima durante um período de 5 anos.

Foi docente da disciplina de História no 3º ciclo de ensino básico e secundário (1997). É formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua nas áreas de Didáctica Específica (História), Ciências Documentais e Organização de Bibliotecas Escolares.

Foi formadora, entre outros: no Curso Técnico de Informação BAD / Biblioteca e Serviço de Documentação da Escola Profissional de Paredes de Coura (1999); em cursos promovidos pela BAD – Curso de Técnicos Profissionais de Biblioteca e no Curso de Técnicos Profissionais de Arquivo, que decorreram em Viana do Castelo, entre 2002 e 2005, e no Curso de Introdução à Arquivística, que decorreu no Porto em 2014; no Curso de Gestão Documental, promovido pela CIM-Alto Minho, em 2013.

Tem diversos artigos publicados, em Portugal e no estrangeiro, e tem participado com comunicações em congressos nacionais e internacionais.

Paulo Barreiro Sousa, Município de Ponte de Lima

Natural de Ponte de Lima, licenciou-se em Ciência da Informação em 2006, na Faculdade de Letras/Engenharia da Universidade do Porto. Em 2009, terminou o mestrado em Engenharia Informática, na FEUP. A dissertação foi subordinada ao tema: “Integração de elementos de contexto no processo de desenvolvimento de sistemas interactivos centrados nos utilizadores”. De 2000 a 2005, trabalhou na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, do Município do Porto. De 2005 a 2009, trabalhou na Divisão de Serviços Electrónicos do Serviço de Documentação e Informação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A partir de Fevereiro de 2009, passou a trabalhar no Serviço de Informática do Município de Ponte de Lima, onde desempenhou funções de Gestor de Informação, da Qualidade e da Modernização Administrativa, tendo como principais funções a Coordenação da execução das medidas do Simplex Autárquico 2010/2013; Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade; Planeamento da concepção e gestão da informação dos websites municipais; Apoio na gestão do sistema de Gestão Documental; Coordenação do Gabinete de Atendimento ao Munícipe (GAM); Exploração de Sistemas de Informação. Em junho de 2013 foi nomeado Chefe da Unidade de Estratégia e Modernização Administrativa da Câmara Municipal de Ponte de Lima.

A 29 de setembro de 2013 foi eleito Vereador da Câmara Municipal de Ponte de Lima, tendo como pelouros a Educação; Turismo; Modernização Administrativa e Desenvolvimento Rural.

Autor de diversas comunicações e artigos na área da Ciência da Informação.

Luís Miguel Ferros, KEEP SOLUTIONS, LDA

Mestre em Sistemas de Dados e Processamento Analítico pela Universidade do Minho. Licenciado em Matemática e Ciências da Computação pela Universidade do Minho. É sócio fundador da KEEP SOLUTIONS. Antes de ingressar na KEEP SOLUTIONS realizou trabalhos de consultoria e investigação na Universidade do Minho.

Miguel Ferreira, KEEP SOLUTIONS, LDA

Doutorado pela Universidade do Minho Tecnologias e Sistemas de Informação, com especialização em Preservação Digital. Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, trabalhou como investigador na Philips Research em Eindhoven. Em 2003 integrou a equipa de desenvolvimento do projeto DigitArq levado a cabo no Arquivo Distrital do Porto do qual resultou a atribuição do prémio Fernandes Costa promovido pela Agência para a Sociedade do Conhecimento. Em 2004 regressou à Universidade do Minho onde trabalhou como investigador na área de Repositórios Institucionais. Em 2007 venceu o primeiro Digital Preservation Challenge promovido pelo Digital Preservation Europe (DPE). Ainda em 2008 fundou a KEEP SOLUTIONS[1], uma empresa dedicada ao desenvolvimento e implementação de soluções para gestão e preservação de informação onde atualmente desempenha o cargo de Diretor Executivo. Participou e coordenou vários projetos de âmbito nacional como o RODA[2], RCAAP[3], Ficheiro Nacional de Autoridades Arquivísticas[4], Portal Português de Arquivos, e o CRAV[5] e também em projetos investigação internacionais na área da preservação digital como o SCAPE[6], 4C[7] e o E-ARK. Mantém uma filiação à Universidade do Minho como investigador colaborador do Centro Algoritmi e acumula o cargo de professor Assistente Convidado no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.


[1]http://www.keep.pt

[2] Repositório de Objectos Digitais Autênticos

[3] Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

[4] Ficheiro Nacional de Autoridades Arquivísticas

[5] Consulta Real em Ambiente Virtual

[6]http://www.scape-project.eu

[7]http://4cproject.eu

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Apresentações 24x7: III – Gestão e transformação de saberes e práticas