Queremos uma lei de bibliotecas em Portugal?

Autores

  • Zélia Parreira Biblioteca Nacional de Portugal/Biblioteca Pública de Évora; CIDEHUS-UE (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora) http://orcid.org/0000-0003-1398-6385
  • José António Calixto CIDEHUS-UE (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora)

Palavras-chave:

Bibliotecas Públicas, Legislação, Portugal, Bibliotecários, Questionário

Resumo

No âmbito de uma investigação em curso com vista ao doutoramento em Ciências de Informação e Documentação pela Universidade de Évora sobre o tema “A Regulamentação Legal das Bibliotecas Públicas em Portugal” foi aplicado um questionário aos bibliotecários em exercício de funções em bibliotecas públicas portuguesas.

O questionário foi realizado em plataforma online com o objetivo de diagnosticar a necessidade sentida pelos bibliotecários públicos portugueses de uma lei de bibliotecas, bem como apurar que domínios da atividade de uma biblioteca pública devem (na opinião dos inquiridos) ser objeto de medidas legislativas.A comunicação agora proposta apresenta os resultados obtidos com o tratamento das respostas ao questionário e representa a vontade dos bibliotecários públicos portugueses, contribuindo de forma substancial para a resposta à questão que motivou a investigação de doutoramento: Precisamos de uma lei de bibliotecas em Portugal?

Biografias Autor

Zélia Parreira, Biblioteca Nacional de Portugal/Biblioteca Pública de Évora; CIDEHUS-UE (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora)

Bibliotecária, professora e investigadora. Licenciada em História pela Universidade de Évora e pós–graduada em Ciências Documentais pela Universidade de Lisboa. É doutoranda na Universidade de Évora com o projecto de tese “A regulamentação legal das bibliotecas públicas em Portugal”.

É directora da Biblioteca Pública de Évora desde Janeiro de 2014. Foi bibliotecária responsável pela Biblioteca Municipal de Moura entre 1994 e 2013. É investigadora do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS/UE) e professora assistente convidada na mesma Universidade.

José António Calixto, CIDEHUS-UE (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora)

Bibliotecário, professor e investigador. É licenciado em História e pós-graduado em Ciências Documentais pela Universidade de Lisboa, e doutorado (PhD, Librarianship) pela Universidade de Sheffield com uma tese sobre “Os papéis educacionais das bibliotecas públicas em Portugal”.
Presentemente é técnico superior na Câmara Municipal de Setúbal depois de ter sido diretor da Biblioteca Pública de Évora entre 2003 e 2013, e responsável pela Biblioteca Pública Municipal de Setúbal. Foi professor de História no Ensino Secundário em várias escolas do país e colaborou como professor convidado na área dos Estudos de Informação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, ISCTE, Universidade de Évora e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É investigador do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, e orienta actualmente algumas teses de doutoramento nesta área.
Os seus principais interesses de estudo e investigação centram-se nos métodos de investigação em ciências da informação e documentação, na importância social das bibliotecas e a sua relevância para a educação, gestão de colecções, pesquisa e recuperação de informação, literacia da informação, sociedade da informação e edição científica. Integrou, a convite do então ministro da cultura, o grupo de trabalho que em 1996 concebeu e produziu as bases para o lançamento da Rede de Bibliotecas Escolares. É há muito sócio da BAD, Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas, cuja direção presentemente integra, sendo responsável pela área editorial e de comunicação, e nesta condição diretor do jornal Notícia BAD e editor da revista Cadernos BAD.
É convidado frequente em seminários e conferências em Portugal e no estrangeiro, tendo colaboração dispersa em várias revistas especializadas e actas de congressos e encontros científicos. Publicou A Biblioteca Escolar e a Sociedade da Informação (Caminho, 1996), e, como editor, Frei Manuel do Cenáculo : Construtor de Bibliotecas, co-ed. (Caleidoscópio, 2006); Bibliotecas para a vida : Literacia, conhecimento, cidadania (Colibri, CIDEHUS-EU, 2007), Ter ou não ter bibliotecário escolar : Valor e impacto dos recursos humanos nas bibliotecas escolares (Fundação Calouste Gulbenkian, 2007); Para além da Branca de Neve : Bibliotecas educação e literacia da informação (Colibri,CIDEHUS-UE, 2010) e Bibliotecas para a vida II : Bibliotecas e leitura (Colibri, CIDEHUS-UE, 2010.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: IV – Promoção, integração e cidadania