Conexões em rede: as relações biblioteconômicas de além mar

Autores

  • Fabíola Maria Pereira Bezerra Universidade Federal do Ceará
  • Ana Luiza Cavalcanti Farias Chaves Faculdade CDL
  • Francisco Edvander Pires Santos Universidade Federal do Ceará
  • Juliana Soares Lima Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Redes Sociais, Web social, Bibliotecários na rede, Facebook. Mural Interativo do Bibliotecário

Resumo

Aborda as relações profissionais entre bibliotecários brasileiros e portugueses nas redes sociais e apresenta a fan page Mural Interativo do Bibliotecário como mídia para disseminação dessas ações bilaterais. Objetiva descrever as relações criadas dentro do Facebook que favorecem a divulgação de práticas profissionais desenvolvidas por bibliotecários dos dois países. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa está pautada na pesquisa empírica e na revisão de literatura sobre redes sociais, web social e colégios invisíveis, assim como na pesquisa descritiva e exploratória para descrever e avaliar a participação e as relações de bibliotecários brasileiros e portugueses ocorridas na fan page Mural Interativo do Bibliotecário. Ressalta ao final que a proposta apresentada pela fan page desperta o interesse crescente de bibliotecários portugueses sobre a mesma. 

Biografias Autor

Fabíola Maria Pereira Bezerra, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Mestre em Gestão da Informação pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.  Especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação para o Gerenciamento da Informação pela Universiodade Federal do Ceará. Graduada em Bibliotecária pela Universiodade Federal do Ceará.

Ana Luiza Cavalcanti Farias Chaves, Faculdade CDL

Especialista em Pesquisa Científica (2009) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Marketing Estratégico para Unidades de Informação (2009) e em Gestão de Arquivos Empresariais (2006), ambos pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Graduada em Biblioteconomia (1982) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Francisco Edvander Pires Santos, Universidade Federal do Ceará

Especialista em Gestão de Documentos e Informações - teoria e prática arquivística - pela AVM Faculdade Integrada desde dezembro de 2013. Graduado em Bibliotecária pela Universiodade Federal do Ceará.

Juliana Soares Lima, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: I – Serviços e criação de valor