Ponto, espaço, traço, espaço: estratégias e desafios na gestão de referências bibliográficas

Autores

  • Ana Bela Martins Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro
  • Bella Nolasco Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro
  • Cristina Cortês Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro http://orcid.org/0000-0001-9622-513X

Palavras-chave:

Referências bibliográficas, Formação de utilizadores, Literacia de informação, EndNote, Mendeley

Resumo

A rápida evolução dos sistemas de informação e as novas abordagens ao nível da aprendizagem em ambiente académico contribuem para que os processos de pesquisa, descoberta e uso da informação se revelem cada vez mais exigentes. É neste contexto que a gestão de referências bibliográficas se revela uma competência essencial para a comunidade académica e científica, tanto na aplicação correta de citações e bibliografia como no uso e reutilização da informação. As bibliotecas da Universidade de Aveiro têm, ao longo dos anos, adotado projetos e linhas de ação no sentido do desenvolvimento de competências de literacia de informação dos seus utilizadores, de forma a constituir uma comunidade de utilizadores autónomos e competentes no uso e gestão de fontes de informação e nas estratégias que permitam facilitar o processo de construção de conhecimento. Pretende-se apresentar as atividades desenvolvidas no núcleo de apoio ao utilizador ao nível dos processos de gestão de referências bibliográficas e os resultados obtidos pelas respostas aos questionários de participação em sessões formativas, acesso ao serviço de referência e apoio a pesquisas e estatísticas de uso de software.

Biografias Autor

Ana Bela Martins, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro

Ana Bela de Jesus Martins é desde 2007 diretora dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui o Curso de Especialização em Ciências Documentais pela 

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

 

Está ligada à Universidade de Aveiro (UA) desde a data da sua criação, tendo promovido a constituição da Mediateca da UA, uma biblioteca dedicada às Ciências da Educação, em 1985, que coordenou durante uma década. Neste período desenvolveu na UA a área da Indexação, tendo coordenado a edição

do Thesaurus LINCE: Vocabulário Controlado na área da Educação.

 

De 1995 a 2007 dirigiu os Serviços de Relações Externas da Universidade de Aveiro, tendo lançado um conjunto de projetos que permitiram reforçar a imagem da Universidade de Aveiro a nível nacional e internacional.

Bella Nolasco, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro

Bella Nolasco

Universidade de Aveiro

 

Bella Irene Pereira Nolasco licenciada pela Universidade de Coimbra em Ciência da Informação Arquivística e Biblioteconómica é bibliotecária nos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro (UA) desde Abril de 2009.

 

Desempenha funções ligadas à gestão de informação e helpdesk no RIA – Repositório Institucional da UA, bem como na plataforma de alojamento de revistas científicas/académicas – Revistas em Acesso Livre da UA. Pertence à Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador onde desenvolve atividades de criação de conteúdos e tutoriais Web de apoio ao utilizador.

Cristina Cortês, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia - Universidade de Aveiro

Educação: (I) Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade de Aveiro e Universidade do Porto (URL: http://hdl.handle.net/10773/10444) (2013), ( II) de Pós-Graduação em Ciências da Informação e Documentação, pela Universidade Fernando Pessoa (2008); Licenciatura em Documentação e Arquivística, pela Universidade de Aveiro.

Investigação: (I) Investigadora no INET - MD, Instituto de Etnomusicologia (FCSH - UNL | DECA - UA | FMH - UL | ESE- IPP). (II) Membro participativo no Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus (GT-SIM) da APBAD - Associação Português de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Produção científica e académica: Estas podem ser encontradas em ORCID ID (http://orcid.org/0000-0001-9622-513X) ou ainda em Research ID (http://www.researcherid.com/rid/A-5378-2011).

Experiência Profissional: Iniciou a sua atividade profissional nos Serviços de Documentação da Universidade de Aveiro, atuais Serviços de Bibliotecas, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro, desde 1994 até ao presente. Exerce funções nas Áreas, de Biblioteca e dos Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: III – Gestão e transformação de saberes e práticas