Transformar as bibliotecas municipais portuguesas

Autores

  • Filipe Leal Biblioteca Municipal de Oeiras

Palavras-chave:

Bibliotecas municipais, modelo de organização e funcionamento, gestão estratégica

Resumo

As bibliotecas municipais portuguesas encontram-se perante uma situação paradoxal: apesar do enorme sucesso alcançado o seu desenvolvimento sustentável pode estar em causa. Esta situação decorre diretamente das mudanças rápidas, profundas e irreversíveis que têm ocorrido nos últimos anos, seja ao nível estrutural como ao nível conjuntural. Ao longo deste ensaio, o autor defende que é necessário mudar a visão estratégica das BM e implementar um novo modelo de organização. Para tal há que proceder a uma mudança de enfoque da biblioteca municipal: da biblioteca centrada nos livros para a biblioteca centrada nas pessoas. O autor discorre sobre as implicações práticas dessa transformação ao nível: dos espaços e ambientes, fundos documentais, serviços prestados, atividades desenvolvidas, modelo de gestão.

Biografia Autor

Filipe Leal, Biblioteca Municipal de Oeiras

Possui a Licenciatura em História (FLL), o Curso de Especialização em Ciências Documentais (FLL) e o Curso de Especialização em Estudos das Informação e Bibliotecas Digitais (ISCTE). Obteve em 2007 o grau de Mestre em Ciências da Educação - Educação e Leitura (FPCE).

Desde 1988 que exerce a actividade de bibliotecário em diversas bibliotecas públicas portuguesas (Setúbal, Alcácer do Sal, Vendas Novas e Oeiras). De Novembro de 2002 a Setembro de 2007 foi Chefe de Divisão da DBDI, de Setembro de 2007 a Janeiro de 2011 foi Director de Departamento do DPHCB, de Agosto de 2008 a Março de 2010 foi Coordenador do GTP 250 Anos de Oeiras. Todos estes cargos foram exercidos na Câmara Municipal de Oeiras.

Para além da sua actividade como bibliotecário desenvolve também uma actividade regular de docência e formação na área das bibliotecas. Foi docente no Curso de Especialização em Ciências Documentais na Universidade Autónoma de Lisboa. É formador associado de diversas instituições, entre as quais se destacam: Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), centros de formação de professores. Entre as matérias em que é formador destacam-se: promoção da leitura, bibliotecas escolares, difusão documental.

Ao longo dos anos tem desenvolvido um conjunto diversificado de projectos pioneiros na área da promoção da leitura e na área da aplicação das TIC na criação de novos serviços. Recentemente lançou o projeto BibliotecAtiva, que desenvolve atividades de formação e de consultoria na área das bibliotecas (com particular enfoque nas bibliotecas públicas).

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: I – Serviços e criação de valor