O produtor, o agente e o arquivista... um triângulo amoroso...

Autores

  • Miguel Ferreira KEEP SOLUTIONS
  • Luís Faria KEEP SOLUTIONS
  • Pedro Penteado Universidade Nova de Lisboa

Palavras-chave:

Preservação digital, Bases de dados, Administração Pública, Política de gestão da informação, Ecosistema.

Resumo

No momento em que a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), organismo de coordenação da política arquivística nacional, procura o modelo mais apropriado para implementar uma estratégia nacional de preservação para a informação digital diariamente produzida pela Administração Pública, a presente comunicação pretende contribuir para o apuramento de soluções viáveis com a apresentação de algumas propostas baseadas em estratégias e políticas implementadas noutros países, com as devidas adaptações ao contexto nacional.
Nesse contexto, a comunicação apresenta uma estratégia, baseada principalmente no modelo dinamarquês, que possibilita à DGLAB e ao seu Arquivo Nacional, ou à respetiva entidade que tiver como missão a recolha do património arquivístico digital proveniente da Administração Central, desempenhar a sua missão com mais eficácia, especialmente no domínio da incorporação de registos e documentos eletrónicos, pensada logo desde o momento da produção. Trata-se de uma estratégia composta por três intervenientes principais: o Produtor, o Agente e o Arquivista, envolvendo as entidades da Administração, a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a DGLAB e os arquivistas, principalmente os ligados ao repositório central do Estado destinado à preservação do património arquivístico digital.

Biografias Autor

Miguel Ferreira, KEEP SOLUTIONS

Miguel Ferreira, Diretor Executivo da KEEP SOLUTIONS.

Doutorado pela Universidade do Minho Tecnologias e Sistemas de Informação, com especialização em Preservação Digital. Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, trabalhou como investigador na Philips Research em Eindhoven. Em 2003 integrou a equipa de desenvolvimento do projeto DigitArq levado a cabo no Arquivo Distrital do Porto do qual resultou a atribuição do prémio Fernandes Costa promovido pela Agência para a Sociedade do Conhecimento. Em 2004 regressou à Universidade do Minho onde trabalhou como investigador na área de Repositórios Institucionais. Em 2007 venceu o primeiro Digital Preservation Challenge promovido pelo Digital Preservation Europe (DPE). Ainda em 2008 fundou a KEEP SOLUTIONS[1], uma empresa dedicada ao desenvolvimento e implementação de soluções para gestão e preservação de informação onde atualmente desempenha o cargo de Diretor Executivo. Participou e coordenou vários projetos de âmbito nacional como o RODA[2], RCAAP[3], Ficheiro Nacional de Autoridades Arquivísticas[4], Portal Português de Arquivos, e o CRAV[5] e também em projetos investigação internacionais na área da preservação digital como o SCAPE[6], 4C[7] e o E-ARK. Mantém uma filiação à Universidade do Minho como investigador colaborador do Centro Algoritmi e acumula o cargo de professor Assistente Convidado no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.


[1] http://www.keep.pt

[2] Repositório de Objectos Digitais Autênticos

[3] Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

[4] Ficheiro Nacional de Autoridades Arquivísticas

[5] Consulta Real em Ambiente Virtual

[6] http://www.scape-project.eu

[7] http://4cproject.eu

Luís Faria, KEEP SOLUTIONS

Luís Faria é graduado em engenharia de sistemas e informática pela Universidade do Minho. Faz parte da equipa de desenvolvimento do projecto RODA (Repositório de Objetos Digitais e Autênticos) e participou em vários projetos de investigação em preservação digital, nomeadamente SCAPE, 4C, EARK e VeraPDF. Está presentemente a tirar o doutoramento em preservação digital na Universidade do Minho e é simultaneamente Diretor de Inovação da KEEP SOLUTIONS.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: I – Serviços e criação de valor