Inferências preliminares sobre a visão e significados da promoção da leitura nas Bibliotecas Públicas Municipais da Área Metropolitana de Lisboa

Autores

  • Vera Maria da Silva Universidade de Évora CIDEHUS Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades

Palavras-chave:

visão e significado de promoção da leitura, promoção da leitura, literacia, biblioteca pública

Resumo

A promoção da leitura, uma necessidade que se foi afirmando desde a Sociedade Moderna, é de incontornável importância na cultura da informação que sustenta a actual Sociedade do Conhecimento que impera nos espaços culturais e económicos determinantes da Terra. Neste novo contexto societal em processo de transformação o que fazem as Bibliotecas Públicas Municipais (BPM) para prover a leitura nas suas comunidades? Para um melhor conhecimento das bases teóricas e empíricas modeladoras da sua acção propomo-nos partilhar e discutir inferências preliminares da visão e significados de promoção da leitura (PL) existente nas bibliotecas públicas. Elas resultam da identificação e interpretação de informação recolhida na investigação qualitativa que estamos a desenvolver, Práticas de Promoção da Leitura nas Bibliotecas da Área Metropolitana de Lisboa (AML).

Biografia Autor

Vera Maria da Silva, Universidade de Évora CIDEHUS Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades

Bibliotecária, licenciada em História, pós graduada em Ciências Documentais e em Gestão das Artes e doutoranda em Ciências da Informação e da Documentação

 

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Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: IV – Promoção, integração e cidadania