Inferências preliminares sobre a visão e significados da promoção da leitura nas Bibliotecas Públicas Municipais da Área Metropolitana de Lisboa
Palavras-chave:
visão e significado de promoção da leitura, promoção da leitura, literacia, biblioteca públicaResumo
A promoção da leitura, uma necessidade que se foi afirmando desde a Sociedade Moderna, é de incontornável importância na cultura da informação que sustenta a actual Sociedade do Conhecimento que impera nos espaços culturais e económicos determinantes da Terra. Neste novo contexto societal em processo de transformação o que fazem as Bibliotecas Públicas Municipais (BPM) para prover a leitura nas suas comunidades? Para um melhor conhecimento das bases teóricas e empíricas modeladoras da sua acção propomo-nos partilhar e discutir inferências preliminares da visão e significados de promoção da leitura (PL) existente nas bibliotecas públicas. Elas resultam da identificação e interpretação de informação recolhida na investigação qualitativa que estamos a desenvolver, Práticas de Promoção da Leitura nas Bibliotecas da Área Metropolitana de Lisboa (AML).