A caminho da ASIA – Avaliação Suprainstitucional da Informação Arquivística

Autores

  • Pedro Penteado UNL
  • Alexandra Lourenço

Resumo

A comunicação identifica o conjunto de iniciativas, programas e projetos desenvolvidos pelo organismo de coordenação da política arquivística portuguesa, com vista a qualificar os sistemas de arquivo da Administração Pública.

Numa de linha de continuidade aos produtos desenvolvidos anteriormente (Metainformação para a Interoperabilidade - MIP, Macroestrutura Funcional – MEF e Lista consolidada de processos de negócio – LC), apresenta-se o Projeto ASIA – Avaliação Suprainstitucional da Informação Arquivística, de natureza colaborativa. Visa a criação de um instrumento comum para a Administração Pública, que integre as decisões de avaliação (determinação dos prazos de conservação e do destino final) para a informação constante nos processos de negócio harmonizados. Tem como objetivo final dar suporte à elaboração de dispositivos legais para a seleção da informação a conservar e a eliminar (portarias de gestão de documentos).

Apresenta como elemento diferenciador face às práticas atuais da Administração o facto de partir de uma visão global da atuação da Administração, em oposição a uma visão espartilhada, para a determinação da informação que deve ser conservada, de forma não redundante, para constituir a memória da intervenção pública na Sociedade.

Com esta comunicação pretende-se dar a conhecer à comunidade de profissionais um projeto inovador, atual e de aplicação transversal para todas as entidades públicas.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: II – Ecossistemas de informação e plataformas de colaboração