Bibliotecas Universitárias: tendências, modelos e competências

Autores

  • Paula Sousa Saraiva Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
  • Paulo Quaresma Universidade de Évora

Palavras-chave:

Bibliotecas Universitárias, Competências dos Bibliotecários, Bibliotecas Digitais

Resumo

Novas tendências e novas competências das bibliotecas universitárias, constituem o enfoque desta comunicação e são o resultado das mudanças introduzidas por Bolonha que transformou o ensino aprendizagem num processo mais colaborativo e aberto, a par da intensa utilização das tecnologias no quotidiano dos utilizadores e na sua formação académica.

 Este estudo, teve por base um trabalho de doutoramento em ciências da informação e adotou a metodologia da triangulação de dados (metodologia quantitativa, observação e revisão da literatura), permitindo redefinir um novo modelo para as bibliotecas universitárias que assumem hoje um papel inovador e interventivo no apoio às atividades de investigação, na literacia da informação, na proximidade com os utilizadores e de cumplicidade com a comunidade externa à universidade.

 O recurso às ontologias, à web semântica, à computação em nuvem e à curadoria digital na preservação e recuperação da informação e dos dados científicos, são tendências que estão a consolidar-se nas práticas das bibliotecas universitárias e exigem o reforço das competências dos bibliotecários em domínios diversificados e abrangentes sobretudo na área tecnológica e digital de modo a conseguirem comunicar o seu valor e afirmar-se na comunidade académica como serviços imprescindíveis a um ensino universitário de qualidade.

Biografias Autor

Paula Sousa Saraiva, Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Paula Saraiva é Chefe da Divisão do Gabinete de Documentação e Comunicação do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. no Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Doutorada em Ciências da Informação e Documentação pela Universidade de Évora, é Bibliotecária há mais de 20 anos no setor privado e na administração pública, 10 anos dos quais na área da saúde como coordenadora da biblioteca digital e na formação de utilizadores em regime de docência livre na Faculdade de Medicina de Lisboa.Exerce cargos dirigentes desde 2008 tendo sido Chefe de Divisão da Rede de Bibliotecas e Arquivos do Município de Cascais, Chefe de Divisão na Biblioteca Universitária do ISCSP e presentemente encontra-se responsável pela Comunicação, Arquivos e Bibliotecas do Camões, I.P.

Participou em diversos comités científicos nacionais e internacionais e grupos de trabalho na área das ciências da informação, foi orientadora e arguente de vários trabalhos de mestrado. É membro da BAD e da EAHIL.

Paulo Quaresma, Universidade de Évora

Paulo Quaresma é Professor Associado do Departamento de Informática da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora e, actualmente, Vice-Reitor para a Investigação e Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia da referida Universidade.

É investigador do L2F - Laboratório de Sistemas de Língua Falada do INESC-ID e orientou diversos trabalhos de Doutoramento e de Mestrado na área de Ciências de Informação e Documentação e na área de Informática. O foco do seu trabalho de investigação é o processamento de Língua Natural, com um especial ênfase na Língua Portuguesa e na extracção automática de informação de textos e povoamento de ontologias. No âmbito do trabalho realizado publicou mais de uma centena de artigos em revistas e conferências internacionais.

Informação mais detalhada em http://www.di.uevora.pt/~pq/cv_pq_res.pdf

 

 

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: I – Serviços e criação de valor