O Arquivo Fotográfico e Sonoro Digital do PSD

Autores

  • Paulo Batista Consultor científico independente

Palavras-chave:

Arquivo Fotográfico Digital, Arquivo Sonoro Digital, Partido Social Democrata, AtoM

Resumo

O livre acesso aos arquivos e aos documentos que os integram é um direito democrático fundamental dos cidadãos. É essencial que as organizações, e os respetivos arquivos, possuam os recursos necessários para permitir o acesso à informação e ao conhecimento.

O Partido Social Democrata disponibiliza, desde 4 de dezembro de 2014, data do 34.º aniversário do falecimento de Francisco Sá Carneiro, parte do seu Arquivo Fotográfico Digital, a partir do sítio web do partido, em http://www.psd.pt/, sendo também possível aceder diretamente ao mesmo através do endereço eletrónico http://fotos.psd.pt/atom/.  

A comunicação do Arquivo Fotográfico Digital do PSD, que já conta com cerca de 5600 documentos, é um acontecimento relevante no contexto arquivístico, já que pela primeira vez um partido político disponibiliza a sua informação a partir de um software de gestão de arquivos, o AtoM, sem restrições de acesso, em ambiente web, através de um servidor HTTP, em conformidade com as normas do Conselho Internacional de Arquivos. 

No mesmo sentido, o PSD começou a disponibilizar, desde 6 de maio de 2015, o seu Arquivo Sonoro Digital, um espólio de grande riqueza, não apenas da sua atividade político partidária, como indissociável da história contemporânea de Portugal dos últimos 40 anos.

 

Biografia Autor

Paulo Batista, Consultor científico independente

Licenciado em História (Faculdade de Letra da Universidade de Lisboa). Pós-graduado em Direito da Sociedade da Informação (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa). Pós-graduado em Ciências da Informação e da Documentação – Biblioteconomia (FCSH-UNL). Pós-graduado em Ciências da Informação e da Documentação – Arquivística (FCSH-UNL). Mestre em Ciências da Informação e da Documentação – (FCSH-UNL). Doutorando em Bibliografia y Documentación Retrospectiva en Humanidades (Universidad de Alcalá de Henares - Madrid). Consultor científico independente do Arquivo da Social-Democracia.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Comunicações: IV – Promoção, integração e cidadania