O uso dos periódicos electrónicos nas instituições do Ensino Superior Público em Portugal

Autores

  • Maria Teresa Costa Fundação para a Computação Científica Nacional, Universidade de Évora - Instituto de Investigação e Formação Avançada
  • Carlos Alberto Lopes ISPA-IU

Resumo

O presente artigo procura analisar a utilização dos periódicos científicos electrónicos nas instituições do ensino superior público portuguesas, com o objectivo de compreender o nível de conhecimento que a comunidade académica tem relativamente à existência e disponibilidade destes periódicos, conhecer práticas e frequência do seu uso, aferir vantagens e desvantagens e perceber as principais consequências, benefícios e preocupações que estes periódicos trouxeram também aos técnicos de biblioteca e documentação.
Para tal foi realizado um inquérito online entre Maio e Junho de 2008, dirigido aos utilizadores de 34 instituições de ensino superior público, e através do qual foram obtidas 3.357 respostas completas.
Os resultados indicam que a utilização destes periódicos está a aumentar e que é feita de uma forma rotineira por grande parte da comunidade académica nacional, sobretudo docentes que os utilizam muito frequentemente nas suas pesquisas e para preparação das suas aulas. Todavia, a cultura do impresso está ainda muito enraizada.
Verificou-se ainda a necessidade de uma maior divulgação e até formação no uso destes recursos, sobretudo dos Alunos de 1.º ciclo que ou desconhecem por completo a sua existência ou afirmam não os saber usar.
O acesso a qualquer hora e a partir de qualquer local são os aspectos mais apreciados. As principais dificuldades são o acesso a números antigos e a dificuldade de leitura no monitor.
Questões como a preservação e o acesso perpétuo são questões preocupantes especialmente para os técnicos de biblioteca e documentação.

Biografias Autor

Maria Teresa Costa, Fundação para a Computação Científica Nacional, Universidade de Évora - Instituto de Investigação e Formação Avançada

Mestre em Ciências da Documentação e Informação pela Faculdade de Letras de Lisboa. É doutoranda na Universidade de Évora no curso em Ciências da Documentação e Informação  
Bibliotecária na Fundação para a Computação Científica Nacional, no projeto da Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) onde para além de ter responsabilidades na área da seleção dos conteúdos, garante a execução dos planos de comunicação, disseminação e formação. Colabora, ainda, no projeto do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, RCAAP.
Professora convidada do Mestrado em Ciências da Documentação e Informação da Faculdade de Letras de Lisboa.
Formadora da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas – BAD e da Associação Portuguesas de Documentação e Informação em Saúde – APDIS

Carlos Alberto Lopes, ISPA-IU

Director do Centro de Documentação do ISPA-IU e Professor Auxiliar
Licenciado e Mestre em Psicologia Educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada – Instituto Universitário (ISPA-IU), Pós-graduação em Ciências Documentais e Doutorado (Ph.D.) em Documentação pela Universidade de Salamanca. Actualmente é Director da Biblioteca e Professor Auxiliar no ISPA – IU. Professor convidado da Universidade Nova de Lisboa. Tem desenvolvido investigação nas áreas da literacia da informação. Os principais interesses de investigação são enquadrados na perspectiva da Literacia da Informação e nos processos de ensino-aprendizagem em estudantes universitários.

Downloads

Publicado

2010-04-09