O Museu na ponta dos dedos: projeto colaborativo IHMT/CITAD/FCT para a conceção de modelos tridimensionais tácteis

Autores

  • Paula Sousa Saraiva Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa http://orcid.org/0000-0003-2958-1139
  • João Couto Duarte CITAD - Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design / Universidade Lusíada Lisboa http://orcid.org/0000-0002-2161-2650
  • José Luís Dória Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa
  • Ana Isabel Roxo Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
  • José Moura Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa http://orcid.org/0000-0002-4726-2388
  • Filipe Silvestre Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Palavras-chave:

Acessibilidade, Necessidades especiais, Modelos tridimensionais tácteis, Inclusão e cidadania, Deficiência visual

Resumo

Nos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Agenda 2030 da ONU preconiza a redução das desigualdades na deficiência (ODS 10.2), a acessibilidade ao conhecimento e inclusão (ODS 16) e a equidade (ODS 17) numa sociedade da informação inteligível a todos os cidadãos.

Também desde a sua criação, em 1902, o Museu do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) tem por missão envolver os cidadãos na comunicação da ciência e na investigação que realiza a par da sua missão didática, através das suas coleções ligadas à história da medicina tropical e saúde pública internacional, procurando pela interpretação do passado fazer a história presente e projetar a investigação futura para a erradicação das doenças.

Os modelos de doenças tropicais retratando doenças negligenciadas que a Agenda 2030 pretende atualmente erradicar; as maquetas de edificações de saúde; a coleção de nutrição; os insetos vetores; constituem coleções que se pretende tornar acessíveis a públicos com necessidades especiais através do projeto colaborativo entre o IHMT, o Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design (CITAD) das Universidades Lusíada (UL) e o FABLAB da Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNL) para a criação de modelos tridimensionais tácteis que possam ser interpretados por cidadãos amblíopes ou cegos.

 

Biografias Autor

Paula Sousa Saraiva, Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa

Paula Sousa Saraiva é  Coordenadora Principal do Centro de Gestão de Informação e do Conhecimento do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (2016) e membro do Centro de Investigação do Instituto de Higiene e Medicina Tropical GHTM – Global Health & Tropical Medicine.Doutorada em Ciências da Informação e da Documentação (2014) e Mestre em Arquivos, Bibliotecas e Ciências da Informação, pela Universidade de Évora (2007) é também licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1992). Tem assumido funções dirigentes em diversos organismos em comissão de serviço desde 2008. Foi autora de diversas comunicações em eventos científicos nacionais e internacionais. Integra o Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior da BAD e o Grupo de Trabalho dos Museus de Ciência e da Saúde.

 

 

João Couto Duarte, CITAD - Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design / Universidade Lusíada Lisboa

Professor Auxiliar na Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada de Lisboa; investigador integrado do CITAD – Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design.

Arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (1990), Mestre pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2005), Doutor pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (2016). Docente da Universidade Lusíada desde 1991. Tem como área principal de investigação a representação de arquitetura, sendo autor de diversas comunicações em eventos Nacionais e internacionais. Co-Produtor do filme "Aires Mateus: matéria em avesso" realizado por Henrique Pina (2017).

José Luís Dória, Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa

Médico Oftalmologista. Museu e Biblioteca do Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Vice presidente da Sociedade Portuguesa de História dos Hospitais. Coordenador da Comissão Temática de Cultura/OC da CPLP. Classificador internacional de desportistas paraolímpicos (deficiência visual) IPC/IBSA.

Ana Isabel Roxo, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Ana Isabel Roxo é Coordenadora da Divisão de Documentação e Cultura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa desde Janeiro 2016. Tem uma licenciatura em Estudos portugueses e franceses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e duas pós-graduações: Didática de Português e Francês e Ciências da Informação e da Documentação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Foi professora de Português e Francês no Ensino Secundário (2000-2002). Integra a equipa de formadores do curso de Literacia da Informação da Escola Doutoral da UNL desde 2009.

José Moura, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Engenheiro Químico, Doutoramento Química Bioinorgânica. Investigador Convidado da Universidade de Minnesota, USA. Professor Convidado, Universidade da Georgia, Athens, USA. Membro de diferentes painéis internacionais. Professor Catedrático da FCT NOVA. Presidente do Departamento de Química e Presidente do Conselho Científico FCT NOVA. Membro Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa. Presidente (3 anos) da Society of Biological Inorganic Chemistry. 430 artigos publicados (ISI Web of Knowledge), índice-H=60, e 30 orientações de doutoramentos. Diretor da Biblioteca e FCT FabLab do Campus de Caparica, e envolvido na coordenação de projectos culturais, artísticos e científicos.

http://docentes.fct.unl.pt/jjgm

RID D6426-2013

Filipe Silvestre, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Responsável técnico pelo FCT Fablab desde Outubro de 2016. Licenciado e Mestre em Engenharia de Materiais. Adquiriu o nível  Fabmaster em Junho de 2017

Downloads

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Comunicações: III – Direito à informação