Uma biblioteca na comunidade: em busca de um modelo de biblioteca pública

Autores

  • Zélia Parreira Biblioteca Nacional de Portugal / Biblioteca Pública de Évora; CIDEHUS-UE (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora) http://orcid.org/0000-0003-1398-6385
  • Bruno Duarte Eiras Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
  • João de Sousa Guerreiro Colegio Internacional de Sevilha - San Francisco de Paula
  • Miguel Mimoso Correia Biblioteca Nacional de Portugal
  • Nuno Marçal Câmara Municipal de Proença-a-Nova

Palavras-chave:

Bibliotecas públicas, Utilizadores, Não utilizadores, Modelo de desenvolvimento

Resumo

O painel que agora se propõe pretende refletir sobre a visão que a sociedade tem da biblioteca pública e a perceção sobre o serviço que ela presta, com o objetivo de auxiliar a definição de um modelo flexível de biblioteca pública.

Para atingir o resultado pretendido, os proponentes irão implementar um conjunto de questionários a aplicar a profissionais, utilizadores e não-utilizadores de bibliotecas públicas em Portugal. A análise e interpretação dos resultados obtidos constituirão o ponto de partida para a construção de perspetivas sectoriais de desenvolvimento futuro, apresentadas pelos agora proponentes(de acordo com a experiência profissional e área de intervenção de cada membro do painel), e submetidas à discussão do público-alvo.

Biografia Autor

Zélia Parreira, Biblioteca Nacional de Portugal / Biblioteca Pública de Évora; CIDEHUS-UE (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora)

Bibliotecária, professora e investigadora. Licenciada em História pela Universidade de Évora e pós–graduada em Ciências Documentais pela Universidade de Lisboa. É doutoranda na Universidade de Évora com o projecto de tese “A regulamentação legal das bibliotecas públicas em Portugal”.

É directora da Biblioteca Pública de Évora desde Janeiro de 2014. Foi bibliotecária responsável pela Biblioteca Municipal de Moura entre 1994 e 2013. É investigadora do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS/UE) e professora assistente convidada na mesma Universidade.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Painéis: II – Redes, Comunidades e Literacias