De que falamos quando falamos de inclusão? O acesso às bibliotecas públicas por pessoas portadoras de deficiência

Autores

  • Manuela Barreto Nunes Instituto Jurídico Portucalense, Câmara Municipal de Vila Verde
  • Abílio Guimarães Câmara Municipal de Vila Verde

Palavras-chave:

Acessibilidade, Bibliotecas Públicas, Pessoas portadoras de deficiência

Resumo

O acesso aos serviços públicos é um direito de todos os cidadãos. No caso das bibliotecas públicas, o discurso teórico que as sustenta assume a igualdade de acesso à informação e a inclusão social como princípios fundamentais da sua actuação. O projecto de investigação que aqui se apresenta procura compreender de que forma as bibliotecas públicas portuguesas cumprem, na prática, os referidos princípios, no que diz respeito ao acesso aos espaços e serviços por parte dos cidadãos portadores de deficiência, identificar os principais problemas e dificuldades com que se deparam neste contexto, e se esta é, de facto, ou até que ponto, uma questão sobre a qual reflectem e agem. A primeira abordagem traduz-se num estudo de natureza descritiva, para o qual foi elaborado um questionário constituído por perguntas relacionadas com a acessibilidade física às bibliotecas e aos seus recursos. Os resultados preliminares revelam realidades muito variáveis, mas demonstrativas de que a acessibilidade a cidadãos portadores de deficiência está longe de ser uma prioridade na concepção e desenvolvimento de serviços de bibliotecas públicas em Portugal.

Biografias Autor

Manuela Barreto Nunes, Instituto Jurídico Portucalense, Câmara Municipal de Vila Verde

Doutora em Documentação pela Universidade de Granada. Investigadora integrada do Instituto Jurídico Portucalense e do CEIS20-UC. Vogal da direcção da Delegação Regional do Norte da BAD e membro do grupo de trabalho de Bibliotecas Públicas.

Bibliotecária na Biblioteca de Prado - Comendador Sousa Lima (Rede de Bibliotecas de Vila Verde).

Abílio Guimarães, Câmara Municipal de Vila Verde

Técnico de Bibliotecas, especialista em serviços de leitura em suportes especiais e formador em escrita e leitura Braille.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Apresentações 24x7: III – Direito à informação