Literacia da informação aplicada à educação em igualdade de género

Autores

  • Cristina Domínguez Iglesias Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

literacia da informação, igualdade de género, educação ao longo da vida, formação de utilizadores

Resumo

O artigo pretende ser um documento de boas práticas para a aplicação da Literacia da informação orientada à educação em igualdade de género. Hoje em dia, a educação em igualdade de género é vista como um fator imprescindível nos programas políticos dos países europeus. É parte integrante dos projetos internacionais de sustentabilidade de instituições tais como as Nações Unidas e a União Europeia, com os programas “Transformar o nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável” e o “Compromisso estratégico para a igualdade entre mulheres e homens: 2016-2019”.

 

Portanto, neste artigo pretende-se elaborar um programa de formação ao longo da vida para a aplicação de literacia da informação na educação em igualdade de género. Este programa tem como objetivo orientar possíveis formandos a assimilar técnicas de aprendizagem aplicadas à educação em igualdade de género, de modo a que estes se tornem cidadãos com uma visão crítica e consciente sobre a desigualdade de género. E desse modo, conseguir também com que as bibliotecas possam aportar uma mais valia no objetivo de conseguir uma sociedade mais igualitária e sustentável.

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Publicado

2018-10-24

Edição

Secção

Comunicações: II – Redes, Comunidades e Literacias