Desenvolvimento de serviços digitais na Biblioteca Nacional de Portugal: cinco perspectivas fundamentais

Autores

  • Helena Simões Patrício Biblioteca Nacional de Portugal

Resumo

Nesta comunicação apresenta-se um conjunto de cinco perspectivas sobre o desenvolvimento de serviços digitais na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP): o desenvolvimento de colecções digitais; a implementação de sistemas de armazenamento e preservação digital; a participação em serviços integrados de acesso a recursos digitais; a construção de serviços de partilha e coordenação e, por último, a inclusão de serviços a pedido do utilizador. No contexto do desenvolvimento de colecções digitais, apresenta-se os critérios e metodologias de selecção de conteúdos para digitalização adoptados nos últimos três anos, bem como as normas técnicas definidas para a captura de imagem, para a identificação e organização de ficheiros e para a geração de metadados. Na perspectiva das funções de armazenamento e preservação digital, explicam-se os motivos subjacentes à opção por uma nova solução de armazenamento digital de alta capacidade e descreve-se o processo de implementação do sistema e de definição das respectivas políticas de arquivo digital e protecção de dados. Apresentam-se os mecanismos de integração de conteúdos da BNP em serviços colectivos de acesso como a Base Nacional de Dados Bibliográficos – PORBASE, o serviço TEL (The European Library) e o portal Europeana – Biblioteca Digital Europeia. Na perspectiva dos serviços de partilha e coordenação, apresenta-se o futuro Registo Nacional de Obras Digitalizadas (RNOD), enquanto serviço agregador de recursos digitais de bibliotecas portuguesas para o portal Europeana, que visa também evitar a duplicação de esforços de digitalização ao nível nacional. Por último, no contexto dos serviços digitais prestados directamente ao público, abordam-se algumas questões suscitadas pela personalização de serviços e descreve-se em particular o serviço de digitalização e impressão a pedido eBooks on Demand (EOD).

Biografia Autor

Helena Simões Patrício, Biblioteca Nacional de Portugal

Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), em 1996. Em 1998, concluiu o Curso de Especialização em Ciências Documentais (Opção de Biblioteca e Documentação) ministrado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Obteve, em 2004, o grau de mestre em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Concluiu, em janeiro de 2010, o Programa de Formação em Gestão Pública (FORGEP), ministrado pelo ISCTE-IUL.
Entre os anos de 1997 e 2007, desempenhou funções nos seguintes organismos: Secretaria-Geral do Ministério da Cultura (Técnica superior de biblioteca e documentação – dezembro de 2000 a março 2007); Biblioteca da Ordem dos Advogados (Jurista-bibliotecária – janeiro 1998 a dezembro de 2000); Centro de Documentação e Investigação de Direito da Mediateca da Universidade Lusíada (Técnica superior de biblioteca e documentação – dezembro 1996 a dezembro 1997).
De abril 2007 a junho 2012, exerceu o cargo de Diretora de Serviços de Sistemas de Informação da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), tendo como responsabilidade a direção, coordenação e controlo dos recursos e serviços que integram os sistemas de informação da BNP, bem como o desenvolvimento e implementação de soluções, requisitos e normativos técnicos para a gestão e produção de conteúdos digitais.
Desde julho de 2012, exerce as funções de Diretora de Serviços de Coleções Especiais da Biblioteca Nacional de Portugal, em regime de substituição.

Downloads

Publicado

2010-04-09