Moderno profissional de informação: mercado vs. formação
Resumo
A partir do início da década de 90, notadamente com os trabalhos de MASON e PONJUAN e com a criação do grupo SIG/MIP, da FID o tema Moderno Profissional da lnformação passou a ser objeto de discussão nos meios acadêmicos da área de Ciência da Informação, reflexo de uma nova ordem mundial em que aspectos como a globalização, o advento das novas tecnologias, e a existência de clientes informacionais mais exigentes, dentres outros, passaram a exigir um profissional diferenciado, mais competitivo, com atributos como: inovação, capacidade de liderança, flexibilidade, dinamismo, profissionalismo, visão interdisciplinar, capacidade de análise, e postura como educador. Com base em tal cenário, procede-se à reflexão do papel das instâncias formadoras desse profissional no Brasil - seus entraves e suas alternativas de ação - com ênfase nos seguintes aspectos: postura investigativa, divulgação profissional, flexibilidade curricular, visão gerencial, formação profissional em níveis diferenciados, convívio pedagógico com as novas tecnologias e abordagem da informação como um todo, em seus diferentes suportes.Downloads
Publicado
1998-05-06
Edição
Secção
Comunicações