INFORMAR O PACIENTE: a triologia multidisciplinar Bibliotecas/Medicina/Sociologia da Saúde

Autores

  • Paula Sousa Saraiva ISCSP - Universidade Técnica de Lisboa Doutoranda na Universidade de Évora

Palavras-chave:

Sociologia da saúde, informação ao paciente, literacia da saúde, literacia digital, bibliotecas de saúde

Resumo

Podemos definir o conceito de Sociologia da Saúde como a disciplina que aplicando metodologias de investigação sociológica estuda a relação entre a saúde e os factores sociais que induzem os comportamentos dos indivíduos ou grupos quando expostos perante situações de doença e/ou qualidade de acesso aos cuidados de saúde.

Neste domínio a National Library of Medicine (NLM) refere que as principais áreas de investigação incluem por exemplo a influência do género, etnicidade, idade ou estatuto sócio-económico no acesso aos cuidados de saúde bem como comportamentos sociais  dos índividuos, crenças e mudanças socio-culturais face à doença, aliado ao papel desempenhado na sociedade pelas instituições e profissionais de saúde baseadas em técnicas de comunicação e educação do paciente, assentes em inovações tecnológicas e biomédicas.

Deste modo, a investigação na área da sociologia da saúde vem demonstrar que nos últimos anos se denotou um aumento da preocupação dos indíviduos com o seu bem estar físico e mental e com práticas que conduzam a uma vida saudável a par de uma necessidade de se manterem bem informados relativamente ás doenças, diagnósticos, prognósticos e terapêuticas mais eficazes, que vão desde a esfera da medicina tradicional à esfera das medicinas alternativas.

Estes comportamentos sociais, alteraram a forma de comunicação médico-paciente e o acesso fácil ás novas tecnologias de informação, às redes sociais e fóruns de discussão, em vez de facilitarem e esclarecer os indíviduos, podem causar entropia e ansiedade quando procuram respostas para os seus problemas de saúde em fontes de Informação nem sempre fiáveis.

De que forma é que os bibliotecários de saúde, poderão aproveitar este contexto social para gerar valor acrescentado aos seus serviços, apoiando por um lado os seus utilizadores de sempre - os médicos e futuros médicos - no fortalecimento da sua relação e comunicação com os pacientes, providenciando bases de informação credíveis e ajudando a traduzir a terminologia médica em linguagem comum, inteligível e acessível a todo o tipo índivíduos? De que forma as bibliotecas da saúde poderão ganhar um novo tipo de utilizadores - o cidadão comum – providenciando conteúdos de fácil acesso sobre questões relacionadas com cuidados preventivos de saúde e qualidade de vida? De que modo, poderá a literacia digital ajudar a facilitar esta tarefa?

Este poster, pretende abordar estas questões e apresentar alguns casos de boas práticas já existentes, a nível nacional e internacional, alertando para a importância do aparecimento de uma nova triologia na abordagem ao paciente centrada em projectos de cooperação entre equipas multidisciplinares que incluam bibliotecários, sociólogos, antropólogos, médicos e organismos governamentais da área da saúde.

Biografia Autor

Paula Sousa Saraiva, ISCSP - Universidade Técnica de Lisboa Doutoranda na Universidade de Évora

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1992).

Curso de Especialização em Ciências Documentais - Opção Biblioteca e Documentação, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1995).

Curso de Mestrado em Arquivos, Bibliotecas e Ciências da Informação, pela Universidade de Évora (2007).

Frequenta actualmente o Curso de Doutoramento em Ciências da Informação e da Documentação na Universidade de Évora.

Iniciou a sua actividade profissional em 1993, no Centro de Documentação da RTP.

De 1995 a 2000, foi Coordenadora da biblioteca da empresa multinacional PricewaterhouseCoopers em Portugal.

Desempenhou de 2000 a 2008, na Biblioteca da Faculdade de Medicina de Lisboa as funções de Coordenadora do núcleo de Difusão da Informação e Biblioteca Digital tendo como principais funções o desenvolvimento dos serviços digitais e a formação de utilizadores.

É desde 2008 Chefe de Divisão, encontrando-se actualmente em comissão de serviço na Divisão de Documentação e Informação do ISCSP – Universidade Técnica de Lisboa, tendo desempenhado as mesmas funções na Rede de Bibliotecas Municipais de Cascais e no Instituto de Formação Avançada da Faculdade de Medicina de Lisboa.

Foi no biénio de 2005-2007 membro do Conselho Directivo da Faculdade de Medicina de Lisboa em representação dos funcionários não docentes.

Foi de 2005 a 2009, Docente Livre da Faculdade de Medicina de Lisboa em literacia da informação (cursos pré e pós graduados).

Foi Co-Chair da Comissão Científica da 12th European Conference of Medical and Health Libraries que decorreu no Estoril , de 14 a 18 de Junho de 2010, subordinada ao tema Discovering new seas of knowledge: technologies, environments and users in the future of health libraries, organizada pela APDIS – Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde e pela EAHIL - European Association for Health Information and Libraries.

Foi membro da Comissão Científica das X Jornadas da APDISAssociação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde, intituladas: As Bibliotecas das Ciências da Saúde na era da Literacia Digital, que decorreram na Associação Nacional de Farmácias de 29 a 30 de Março de 2012.

Integrou a Comissão Científica da 13th European Conference of Medical and Health Libraries que decorreu em Bruxelas de 2 a 6 de Julho de 2012.

Integra actualmente a Comissão Científica do 2013 Workshop da EAHIL- European Association for Health Information and Libraries que terá lugar em Estocolmo de 12 a 14 de Junho de 2013.

Participou em diversas comissões e grupos de trabalho na área das Ciências da Informação e Documentação.

Apresentou várias comunicações e posters em conferências em Portugal e no estrangeiro.

É membro da APDIS – Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde tendo sido 1ª vogal do Conselho Fiscal nos anos de 2003 a 2009.

É membro da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas desde 1995

É membro da  EAHIL – European Association for Health Information and Libraries desde 2000.

Downloads

Publicado

2012-10-18