Arquivos digitais: Interseção entre o Educacional e o Social

Autores

  • Ana Viale Moutinho Universidade Fernando Pessoa
  • Isabel Cristina Rodrigues Ferreira Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Recursos educacionais abertos, Arquivos digitais, Educação, Sociedade, Literatura

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mostrar como é que os Recursos Educacionais Abertos (REA), especificamente os arquivos digitais, podem fazer a interseção entre a educação, através da utilização dos seus recursos em sala de aula, e a sociedade, levando os alunos a ter uma perceção crítica sobre os conteúdos e a questionar sobre práticas ou conceitos do meio envolvente. Para isso mostraremos como é que se podem utilizar estes recursos, apresentando exemplos de alguns arquivos da área da história e da literatura, aplicando alguns deles ao PO.EX’70-80 – Arquivo da Literatura Experimental Portuguesa.

Biografias Autor

Ana Viale Moutinho, Universidade Fernando Pessoa

Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento da Investigação da Universidade Fernando Pessoa.

Doutoramento em Romance Languages and Literatures com minor em Library Sciencies pela University of North Carolina at Chapel Hill, EUA.

Pós-graduação em Ciências da Informação e da Documentação, variante Biblioteca, pela Universidade Fernando Pessoa, Porto.

Mestrado em Ciências da Comunicação, especialidade em Marketing e Comunicação Estratégica, pela Universidade Fernando Pessoa, Porto.

Isabel Cristina Rodrigues Ferreira, Universidade Federal de Lavras

Docente em Língua e Literaturas em Língua Inglesa no Departamento de Ciências Humanas Universidade Federal de Lavras

Doutoramento em Romance Languages and Literatures com minor em English pela University of North Carolina at Chapel Hill, EUA.

Downloads

Publicado

2012-10-18