Reutilização da Informação: estaremos preparados?
Palavras-chave:
reutilização da informação, interopreabilidade, literacia digital, Z39.50, OAI-PMH, SOPAC, Sistemas de informação, Biblioteca 2.0Resumo
O sector público é uma grande fonte de informações e conteúdos onde a crescente disponibilização em formato digital e o uso generalizado da Internet, agora já através de tecnologias móveis, pode levar a que se esteja perante um recurso muito valioso.A reutilização da informação produzida pelo sector público é uma preocupação expressa em várias directivas da Comunidade Europeia e que irá ser um tema essencial para os profissionais da informação.
Ao destacar-se a importância da possibilidade de existência de um mercado europeu da informação, foram tidos em conta os esforços necessários para ser possível impulsionar a criação de valor numa área tão sensível como a gestão do conhecimento.
Mas para ser possível a reutilização da informação torna-se necessário garantir a interoperabilidade entre sistemas distintos tendo em conta algumas das suas principais facetas: técnica, semântica e humana.
De entre os principais protocolos disponíveis para a troca de informação em bibliotecas e arquivos destacam-se, ao nível técnico, o Z39.50, OAI-PMH e XML, a que se acrescenta o SOA e o SOPAC.
Perante as questões da reutilização da informação e da interoperabilidade coloca-se a dúvida se estaremos preparados para a implementar no sector público ao nível dos Arquivos e Bibliotecas.
São discutidas as várias questões que dificultaram essa reutilização, tentando alertar para o que se passou de forma a preparar o futuro.
Downloads
Publicado
2012-10-18
Edição
Secção
Comunicação: 1. Gestão de sistemas e redes informação