Convergência estratégica e diluição de fronteiras de ensino para a área das bibliotecas, arquivos e museus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.2872

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Convergência, Modelo de ensino, Universidade Aberta, Universidade Nova de Lisboa

Resumo

Um dos debates atuais em torno da influência e impacto da transição digital é o que diz respeito às novas competências e às mudanças nos perfis profissionais na área da convergência digital de bibliotecas, arquivos e museus, já que se inserem numa cultura de permanente inovação e novas linhas de atuação. Existindo ainda pouco conhecimento entre os vários stakeholders do setor sobre as mudanças necessárias, cabe às universidades promover o surgimento de cursos adequados à redefinição de fronteiras disciplinares que as competências digitais introduzem. Nesse sentido, no âmbito do Consórcio da Região de Lisboa do Projeto Universities Portugal - Connecting Knowledge, a Universidade Aberta e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa estruturaram o «Curso de Especialização em Cultura e Comunicação Digital para Bibliotecas, Arquivos e Museus» e a «Pós-Graduação em Gestão da Informação Digital para Bibliotecas, Arquivos e Museus», com o objetivo de desenvolver, atualizar e consolidar conhecimentos e competências em Ciência da Informação adequados aos perfis profissionais emergentes. Esta apresentação 24x7 visa, assim, sintetizar as principais linhas de convergência estratégica e disciplinar em debate e apresentar os formatos epistemológico e pedagógico em desenvolvimento pelas referidas instituições.

Biografia Autor

Ana Novo, Universidade Aberta, CIDEHUS/UÉ

Professora Auxiliar, Coordenadora da Pós-Graduação em Ciências da Informação, Departamento de Humanidades; Coordenadora do Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, Departamento de Ensino e Educação a Distância - Universidade Aberta

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Publicado

2023-05-03

Edição

Secção

Apresentações 24x7: 1. Dinamização de organizações, projetos e redes