A A influência da metodologia de ensino nas dinâmicas das bibliotecas: o caso da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa

Autores

  • Maria Perdigão Universidade Católica Portuguesa, Biblioteca Universitária João Paulo II
  • Ana Folque Universidade Católica Portuguesa, Biblioteca Universitária João Paulo II
  • Bruno Marçal Universidade Católica Portuguesa, Biblioteca Universitária João Paulo II

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.2949

Palavras-chave:

Bibliotecas, Bibliotecas especializadas, Problem-Based Learning, Avaliação

Resumo

O presente trabalho assenta numa metodologia exploratória, de caráter misto, e pretende examinar o papel da Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa no apoio ao curso de Medicina, caracterizado pela metodologia Problem-Based Learning, assim como conhecer a visão dos utilizadores na sua relação com a Biblioteca. O estudo encontra-se dividido em duas dimensões: por um lado, uma descrição do processo de planeamento e implementação do projeto da Biblioteca da Faculdade de Medicina, e, por outro lado, num questionário que visa caracterizar as perceções dos alunos do Mestrado Integrado em Medicina relativamente à Biblioteca, utilizando uma amostra dos alunos da Licenciatura em Enfermagem como grupo de controlo. Com base nos objetivos principais, foi definido um conjunto de objetivos específicos, assim como de hipóteses, sobre os quais se retiraram as seguintes considerações: as Bibliotecas direcionadas para o ensino PBL apresentam, na sua estrutura organizacional, especificidades características, relacionadas com o estreito acompanhamento das diferentes fases do currículo e da estrutura do PBL e a divulgação da Biblioteca enquanto recurso de apoio tem um papel preponderante na sua relação com os utilizadores.

Downloads

Publicado

2023-05-03

Edição

Secção

Comunicação: 1. Dinamização de organizações, projetos e redes