Prestação de serviços online no contexto pandémico
o caso da Biblioteca Universitária João Paulo II
DOI:
https://doi.org/10.48798/congressobad.2970Palavras-chave:
Bibliotecas de Ensino Superior, COVID-19, Serviços onlineResumo
O contexto pandémico motivou um vasto conjunto de desafios às Bibliotecas de Ensino Superior (BES), os quais obrigaram a rápidas e constantes adaptações nos serviços prestados. Em grande medida, esta realidade traduziu-se pela transposição de serviços até então prestados, tendencialmente, de forma presencial, assim como por ajustes aos que tendo impreterivelmente de ser realizados nas instalações sofreram as adaptações necessárias para garantir a segurança de todos os intervenientes.
Não obstante de neste poster ser apresentada informação mais genérica sobre todos os serviços prestados online durante o ano letivo 2020/2021, a principal fonte de informação constitui os resultados de um formulário de solicitação de serviços, que conta no período em causa com mais de 7800 resposta, correspondendo a solicitações tão diversas como a consulta presencial de obras cativas/reservadas, a digitalização de documentos, esclarecimento de dúvidas gerais, solicitação de empréstimo domiciliário e interbibliotecas, a reserva de mesa na sala de leitura, ou mesmo pedidos de serviço de referência de pesquisa.
As respostas obtidas neste formulário, serão exploradas tendo em consideração fatores como a tipologia dos utilizadores, a evolução dos pedidos ao longo do período em análise, procedendo-se ainda a uma síntese mais qualitativa.