Indicadores Estatísticos para as Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal: estudo prospetivo
DOI:
https://doi.org/10.48798/congressobad.2988Palavras-chave:
Bibliotecas de Ensino Superior, Indicadores estatísticos, Avaliação de impactoResumo
O projeto Indicadores BES visa a aplicação de indicadores estatísticos comuns às Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior de Portugal com o objetivo específico de descrever quantitativamente as atividades, equipamentos, serviços, recursos e produtos das Bibliotecas, relatando a realidade nas Bibliotecas de Ensino Superior portuguesas. Este trabalho pretende apresentar os desenvolvimentos na implementação do projeto com foco na análise crítica da nova fase de realização pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência estudando de forma prospetiva o que a comunidade de profissionais observa sobre a iniciativa. O Grupo de Trabalho de Bibliotecas do Ensino Superior da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação propôs-se sistematizar essas observações e obter dados para validar análises e orientações, a utilizar no seguimento do projeto. Os resultados permitem comprovar que - de uma forma geral - o projeto teve impacto nas metodologias de recolha de dados estatísticos e também na informação de suporte à gestão e à tomada de decisão. Infere-se igualmente que todos os participantes no estudo consideram a participação no projeto como de grande relevância para as suas bibliotecas e que os desenvolvimentos futuros do mesmo resultarão em benefícios vários para os serviços, as instituições e as Bibliotecas do Ensino Superior em Portugal.