Knowledge is under attack: Why Society needs Libraries and Archives

Autores

  • Richard Ovenden Diretor das Bodleian Libraries da Universidade de Oxford

Resumo

Nos últimos 5.000 anos, a preservação e o acesso ao conhecimento foram desenvolvidos por bibliotecas e arquivos. No mesmo período, essas instituições foram, também, sujeitas a agressões de vária ordem. A sessão abordará algumas das principais motivações para a destruição deliberada do conhecimento e articulará o valor que as bibliotecas e os arquivos trazem para a sociedade através do seu papel na proteção do conhecimento.

Biografia Autor

Richard Ovenden, Diretor das Bodleian Libraries da Universidade de Oxford

Richard Ovenden é bibliotecário das Bodleian Libraries desde 2014. Anteriormente, ocupou cargos na Biblioteca da Universidade de Durham, na Biblioteca da Câmara dos Lordes, na Biblioteca Nacional da Escócia e na Universidade de Edimburgo. Mudou para as Bibliotecas Bodleian em 2003 como Conservador de Special Collections, tornando-se vice-bibliotecário em 2011. Formado pela Universidade de Durham e pelo University College London, é professor no Balliol College, em Oxford. É membro da Sociedade de Antiquaries, Royal Society of Arts, e membro da American Philosophical Society. É membro do Grolier Club (Nova Iorque) e do Roxburghe Club.

Richard é Tesoureiro do Consórcio de Bibliotecas Europeias de Investigação, Presidente da Digital Preservation Coalition, e membro do Conselho sobre Bibliotecas e Recursos de Informação (em Washington, DC). É membro do Conselho Consultivo Académico do Deutsches Literaturarchiv (Marbach). Também é membro do Comité de Bibliotecas da Aliança Internacional de Universidades de Investigação e do Grupo de Política de Informação e Acesso Aberto da Liga das Universidades Europeias de Investigação.

É presidente do Grupo de Implementação das Bibliotecas de Depósitos Jurídicos e membro do Comité de Bibliotecas de Depósitos Jurídicos, da Agência para as Bibliotecas de Depósitos Jurídicos e do Comité Conjunto de Depósitos Jurídicos.

Tem escrito extensivamente sobre preocupações profissionais na área das bibliotecas e gestão da informação e sobre a história da fotografia, tendo publicado a obra Burning the Books: a History of Knowledge Under Attacks, história que descreve a destruição deliberada do conhecimento.

Foi-lhe atribuída a Ordem do Império Britânico (OBE) no âmbito das The Queen’s Birthday Honours, em 2019.

Downloads

Publicado

2023-05-03