Quanto tempo para comunicar? Um inquérito à comunicação síncrona e assíncrona, ao planeamento e avaliação da comunicação externa nos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro.

Autores

  • Graça da Conceição Filipe Gabriel Universidade Portucalense Infante D. Henrique

Palavras-chave:

Comunicação organizacional, comunicação externa, comunicação síncrona, comunicação assíncrona, planeamento da comunicação, avaliação da comunicação, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia (SBIDM).

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar os resultados de uma investigação efetuada no âmbito do Mestrado em Ciência da Informação da Universidade Portucalense, tendo como estudo de caso os Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro (SBIDM) (Gabriel, 2012). O inquérito realizado visou determinar o peso das atividades de comunicação externa com o público – comunicação síncrona e assíncrona, planeamento e avaliação da comunicação – no total de horas semanais de trabalho dos funcionários e a relação entre a especialização académica dos recursos humanos na área da comunicação e o tempo despendido em atividades de comunicação.

Biografia Autor

Graça da Conceição Filipe Gabriel, Universidade Portucalense Infante D. Henrique

Graça da Conceição Filipe Gabriel (Santa Maria, 1975-), licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (variante português-inglês) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1999), pós-graduada em Ciências Documentais (variante em bibliotecas e centros de documentação) pela Universidade Portucalense (2007) e Mestre em Ciências da Informação pela Universidade Portucalense (2012). Trabalhou nos Serviços de Documentação da Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2001-2004) e na Biblioteca Alberto Saavedra do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (2005). Fez ainda um estágio na Main Library da The University of Sheffield (2003), trabalhou em regime de voluntariado na Biblioteca da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (2004) e foi monitora no Projecto Internet nas Escolas (2005). Desde 2005 que desempenha funções nos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro (SBIDM). Tem artigos publicados sobre a área da comunicação em conferências nacionais e estrangeiras.

Downloads

Publicado

2012-10-18

Edição

Secção

Comunicação: 4. Profissionais e Instituições