Biblioteca da FFUL: Novos Projetos para Novas Competências Informacionais

Autores

  • Maria Isabel Campos Biblioteca, Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa
  • Sílvia Lopes Departamento de Sócio-Farmácia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa
  • Cristina Pinheiro Biblioteca, Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa
  • Ana Cristina Brissos Biblioteca, Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

Bibliotecas Universitárias, Competências Profissionais, Literacia da Informação,

Resumo

As bibliotecas universitárias desempenharam desde sempre um papel fundamental no apoio à comunidade académica, nomeadamente nas diversas atividades letivas e de investigação. A realidade do ensino e investigação em Portugal tem-se alterado nos últimos anos, decorrente da introdução do Processo de Bolonha no Sistema de Ensino Superior que forçou o corpo docente a reorganizar os currículos, tanto em conteúdos como em métodos de ensino, exigindo também transformações significativas ao nível das bibliotecas e do papel dos bibliotecários.

O processo de Bolonha, carregando em si uma nova filosofia de ensino no novo espaço Europeu, obrigou, no caso específico da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), à reestruturação dos currículos dos cursos. Todas estas mudanças implicaram a reorganização dos serviços da biblioteca, exigindo uma maior eficácia e eficiência no cumprimento da sua missão, visando ser uma referência e um centro de excelência, nacional e internacional, na criação, transmissão e difusão de cultura, ciência e informação para o desenvolvimento das Ciências Farmacêuticas.

Com o conhecimento pleno dos objetivos e da missão, visão e valores estratégicos dos serviços, e experienciando este ambiente de transformação e mudança, iniciam-se no ano letivo de 2005/2006 os Projetos “Biblioteca Dinâmica” e “Literacia da Informação”, imprimindo uma nova “vida” aos serviços da Biblioteca/SDI e garantindo algumas competências de literacia informacional à Comunidade da FFUL.

Com base nestes dois projetos, pretende-se apresentar as diversas valências da Biblioteca da FFUL, nomeadamente: a gestão das coleções, através de um diagnóstico do estado atual da coleção e da atualização e complementaridade do acervo com a bibliografia das disciplinas dos cursos; a disponibilização de informação em novos formatos (e-books e periódicos eletrónicos) e novas ferramentas (bases de dados); a renovação do site da Biblioteca, acompanhando a evolução das tecnologias de informação, permitindo uma maior autonomia do bibliotecário e, ao mesmo tempo, fomentar a sua capacidade colaborativa na manutenção interna de conteúdos e aplicação de novas funcionalidades mais atrativas ao utilizador; a adoção das Redes Sociais, com a divulgação dos serviços e atividades através do Facebook, proporcionando a interação mais direta com o utilizador; a cooperação com os órgãos e serviços da FFUL, centrada no papel colaborativo do bibliotecário - formador no âmbito das atividades letivas.

Paralelamente, a biblioteca tem contribuído e colaborado no desenvolvimento de projetos transversais à Universidade de Lisboa: Repositório.UL – Repositório Institucional da Universidade de Lisboa e Levantamento das Publicações Científicas da UL. Relativamente ao Repositório.UL, a atuação tem-se centrado na sua gestão, na preparação de materiais de apoio, realização de sessões de divulgação e criação de um grupo-piloto, na FFUL, para auto-arquivo da produção científica. Por outro lado, o Projeto de Levantamento das Publicações Científicas permitiu a colaboração mais estreita com o corpo docente e científico da FFUL na recuperação da produção científica. O planeamento deste trabalho, na FFUL, teve em vista a possibilidade de integração e interoperabilidade entre todas as plataformas: Base de Dados da Publicação Científica – Repositório.UL – Plataforma DeGóis.

Estas novas valências dos serviços e os projetos transversais, aqui abordados, acompanham o evoluir e a transformação da Universidade, conferem à Biblioteca da FFUL uma nova imagem e um lugar próprio no seio da instituição e da Comunidade Académica e proporcionam aos seus profissionais o reconhecimento por parte dos seus utilizadores.

Biografias Autor

Maria Isabel Campos, Biblioteca, Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa

Técnica superior responsável pelos serviços da Biblioteca/SDI da FFUL, desde Maio de 2000. Possui licenciatura em História, variante História da Arte (1987) e Pós-Graduação em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Integra diversos grupos de acção na UL. É membro efectivo da Comissão Paritária e da Assembleia da FFUL. Tem participado em várias conferências, seminários e jornadas ligados à sua área de formação. Em 1992, foi docente do Curso de Técnicos Auxiliares BD e no ano lectivo de 2011/2012, integrou o júri de avaliação dos trabalhos ligados à biblioteconomia, da disciplina de Projecto, do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas.

Sílvia Lopes, Departamento de Sócio-Farmácia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

Doutoranda na Faculdade de Farmácia da Univ. Lisboa. Mestre em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais (2009), pelo ISCTE. Licenciada em Geografia, variante Geografia Física e Ordenamento do Território (2005), pela Faculdade de Letras da Univ. Lisboa. Bibliotecária na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, com interesse pelas novas tecnologias de informação e disponibilização e acesso à produção científica. Colabora com os diversos cursos da FFUL nas atividades de formação do utilizador, na utilização de recursos eletrónicos e literacia da informação. Integra a equipa de administração do Repositório Institucional da UL. Vice-Presidente da APDIS – Associação Portuguesa de Documentação e Informação em Saúde. Integra as Equipas de Formadores B-on, BAD e APDIS.

Cristina Pinheiro, Biblioteca, Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa

Desempenha funções na biblioteca da FFUL desde 2005 como assistente técnica. Desde Julho de 2012 encontra-se como técnica superior. É responsável pela gestão das colecções (aquisição de novas obras e actualização da bibliografia das disciplinas), gestão do projecto “Biblioteca Dinâmica” (júri do concurso e realização de todo o processo de integração dos novos alunos), restauro de monografias. Mestranda em Ciências da Documentação e Informação na Faculdade de Letras da UL. Licenciou-se em Gestão de Recursos Humanos na Universidade Lusófona e possui o curso técnico profissional BD pelo INETE. Tem frequentado formações, conferências, não só na área das bibliotecas/arquivos, mas também na sua área de formação académica.

 

Ana Cristina Brissos, Biblioteca, Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa

Bolseira de Gestão de Ciência e Tecnologia na Faculdade de Farmácia da UL desde 2011, como técnica superior a desempenhar funções na Biblioteca. Licenciada em Ciências Musicais pela UNL. Possui uma pós-graduação em Ciências Documentais pela ULHT, variante Bibliotecas. Desde 1999, tem desempenhado funções em bibliotecas universitárias, tendo como principais áreas de interesse o audiovisual e as novas tecnologias da informação.

Downloads

Publicado

2012-10-18