Redes de Informação e Conhecimento: Cooperação e Interoperabilidade

Autores

  • Maria José Catarino Amândio Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras

Palavras-chave:

Rede de Bibliotecas, Arquivo e Museus, Redes de Cooperação, Portal

Resumo

Esta comunicação apresenta um estudo sobre as estratégias de intervenção que visam a criação e expansão de redes integradas de bibliotecas. Pretende-se esboçar os seus objetivos, a composição, a estrutura e as componentes dos planos de ação para a montagem da uma plataforma tecnológica, enquanto comunidade de prática, de suporte às redes de bibliotecas concelhias. Aborda ainda o benefício do trabalho cooperativo num domínio de interesse comum, o das bibliotecas, cultura e conhecimento.

Neste enquadramento, e tendo como meio de interação o Portal, incide-se sobre a tese dos modelos de sistemas de informação direcionados para os sistemas de gestão do conhecimento. Analisam-se formulações teóricas acerca dos processos de cooperação, dos impactos das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e tendências da Web 2.0. Num contexto geral, são dadas a conhecer as estruturas das redes como tipo particular de sistema de informação e os critérios de diferenciação sistema vs rede. A partir da interseção destas vertentes, gera-se a aproximação aos Portais, à Biblioteca-Rede e à matriz de serviços no contexto digital.

Problematizam-se os contributos da obra de LEVY (1997), CASTELLS (2002) e ASCHER (2007). Dar destaque às redes integradas de bibliotecas através do conceito de Portal prevê potenciar a interação entre informação e utilizadores e entre gestores e informação. Nesse sentido, realiza-se uma abordagem às práticas para a interoperabilidade e normalização a aplicar no acesso integrado. Enunciam-se modalidades de cooperação, fases a desenvolver, organização de conteúdos, serviços e atividades da rede de bibliotecas concelhia.

Por último, expõem-se as conclusões, recomendações e perspetivas de evolução futuras em função dos modelos propostos.

Biografia Autor

Maria José Catarino Amândio, Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras

Maria José Amândio nasceu no Estoril, em 1971. É licenciada em Geografia, variante de Planeamento e Gestão do Território, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) (2003). Possui a Pós-Graduação em Ciências Documentais, pela Universidade Autónoma de Lisboa (2005) e Mestrado em Ciências da Documentação e Informação, pela FLUL (2012).

Desde 1996 que exerce funções na Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras (RBMO), desenvolvendo um conjunto diversificado de projetos na área da promoção da leitura, gestão da coleção, tratamento documental e serviços de informação e referência. Coordenou os Serviços Multimédia, o Grupo de Trabalho de Tecnologias de Informação (TIC) aplicado a projetos da RBMO e o Programa Copérnico - Programa Municipal de Promoção das Literacias de Informação. Gere o projeto de expansão da Rede de Bibliotecas de Oeiras, projetos de promoção da leitura e literacias e organiza, planifica e ministra ações de formação. Orienta estágios no domínio das TIC aplicadas às bibliotecas e documentação. É formadora na área das bibliotecas escolares, literacias e ambientes digitais.

Atualmente é também coordenadora da Biblioteca Municipal de Carnaxide.

Câmara Municipal de Oeiras - Divisão de Bibliotecas, Documentação e Informação - Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras

Downloads

Publicado

2012-10-18

Edição

Secção

Comunicação: 2. Tecnologia ao serviço dos utilizadores