A literacia da informação e o contributo da biblioteca
Resumo
A literacia da informação consiste num conjunto de competências que permitem reconhecer a necessidade de informação e actuar de forma eficiente para suprir essa necessidade, obtendo informação, avaliando-a e revendo o processo de pesquisa. Esta competência ou conjunto de competências é de particular importância para os estudantes do ensino superior das áreas de engenharia e tecnologia, que têm de aceder a múltiplas fontes de informação, em diversos suportes e formatos, com conteúdos em rápida evolução e com um tempo de vida por vezes curto. Tomando como ponto de partida as normas da ALA “Information literacy standards for science and technology”, e outras directivas sobre literacia da informação no ensino superior e o papel das bibliotecas, procura-se fazer uma aplicação dos indicadores de desempenho definidos para o conjunto de competências, à observação de um grupo de estudantes de licenciatura, em fase de elaboração do projecto de final de curso. Trata-se de uma tentativa de compreender o nível de literacia que estes estudantes apresentam, do conhecimento e do uso que fazem dos recursos informativos que têm ao seu dispor, para assim se poder delinear formas de melhorar o seu desempenho.