Ensino e formação dos profissionais da informação europeus: uma referência mundial de qualidade até 2010?

Autores

  • Helena Simões Patrício Biblioteca Nacional de Portugal

Resumo

No contexto da Estratégia de Lisboa, a política da União Europeia para a formação e o ensino visa transformar a Europa, até ao ano de 2010, numa referência mundial da qualidade dos sistemas de formação e ensino. Os objectivos desta política consistem essencialmente na constituição de um Espaço Europeu do Ensino Superior, em estreita articulação com o Processo de Bolonha, e na definição de um Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida. Visa-se assegurar a qualidade e comparabilidade dos sistemas de ensino e formação, bem como a mobilidade de estudantes e trabalhadores no espaço europeu. Nesta comunicação são apresentadas as principais iniciativas de aplicação desta política comunitária ao sector da documentação e informação, especialmente em Portugal, sendo também descritas iniciativas internacionais como o projecto da European Association for Library & Information Education and Research (EUCLID) relativo ao desenvolvimento de um Curriculum Europeu em Ciência da Informação e da EBLIDA (European Bureau of Library Information and Documentation Associations) no contexto do desenvolvimento sectorial do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida.

Biografia Autor

Helena Simões Patrício, Biblioteca Nacional de Portugal

Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), em 1996. Em 1998, concluiu o Curso de Especialização em Ciências Documentais (Opção de Biblioteca e Documentação) ministrado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Obteve, em 2004, o grau de mestre em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Concluiu, em janeiro de 2010, o Programa de Formação em Gestão Pública (FORGEP), ministrado pelo ISCTE-IUL.
Entre os anos de 1997 e 2007, desempenhou funções nos seguintes organismos: Secretaria-Geral do Ministério da Cultura (Técnica superior de biblioteca e documentação – dezembro de 2000 a março 2007); Biblioteca da Ordem dos Advogados (Jurista-bibliotecária – janeiro 1998 a dezembro de 2000); Centro de Documentação e Investigação de Direito da Mediateca da Universidade Lusíada (Técnica superior de biblioteca e documentação – dezembro 1996 a dezembro 1997).
De abril 2007 a junho 2012, exerceu o cargo de Diretora de Serviços de Sistemas de Informação da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), tendo como responsabilidade a direção, coordenação e controlo dos recursos e serviços que integram os sistemas de informação da BNP, bem como o desenvolvimento e implementação de soluções, requisitos e normativos técnicos para a gestão e produção de conteúdos digitais.
Desde julho de 2012, exerce as funções de Diretora de Serviços de Coleções Especiais da Biblioteca Nacional de Portugal, em regime de substituição.

Downloads

Publicado

2007-03-30