Sobre a Revista
Política de Acesso Aberto
Estas Atas oferecem acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Histórico
O 1º Encontro Nacional de Arquivos Municipais foi realizado em Lisboa a 6 de Fevereiro de 1987, mas não se editaram actas relativas ao evento.
A primeira edição desta publicação foi no 2º encontro realizado em 1988, que há semelhança dos 3º e 4º encontros foram publicadas em livro.
Todas as comunicações do encontro de 2000 foram disponibilizadas em cd-rom. Por vicissitudes várias as actas dos eventos de 2003 em Espinho, 2006 em Torres Vedras, 2007 em Vila Real e 2009 em Évora não foram publicadas, apesar da vontade dos promotores do evento.
Com a disponibilização em novembro de 2011 desta publicação da BAD no sistema online de publicações, procurou-se recuperar este histórico em falta, publicando as comunicações e documentos de conclusões destes quatro encontros, e facilitou-se o processo de submissão e publicação das actas do 10º encontro e das futuras edições.
O encontros de 2014 com o tema "Arquivística e competitividade na Administração local: ferramentas inovadoras para a gestão da informação", a 14 e 15 de Novembro em Esposende teve as sua atas publicadas, bem como com o 12º Encontro (2016) sobre "Arquivos Municipais: o que há de novo?" e mais tarde o 13º Encontro realizado em Cascais em 2019.
Mais recentemente, em outubro de 2022, na Marinha grande, o 14º Encontro Nacional de Arquivos Municipais, teve como tema a "Transparência e Gestão da Informação", com três eixos temáticos: i) proteção de dados pessoais e transparência; ii) desmaterialização e acesso continuado; iii) cidadania e participação.